O seu Dicionário Jurídico Online
Arquivos Mensais

julho 2020

Citação

A citação é a forma prevista na legislação pátria que garante ao réu o direito a ter ciência da existência de um processo do qual ele faz parte, bem como é o ato a partir do qual se inicia a contagem para apresentação da sua defesa.

Trabalho, Emprego e Serviço

Trabalho, emprego e serviço são atividades realizadas por um indivíduo visando alcançar um certo objetivo. Apesar de serem utilizadas como sinônimos, é importante saber que essas três palavras possuem conceitos diferentes, os quais abordaremos neste artigo.

Raça e Etnia

Os termos raça e etnia são utilizados quando nos referimos a diferenças entre grupos humanos. Contudo, eles não são sinônimos, nem tampouco levam em conta os mesmos tipos de características. Neste artigo, vamos entender melhor do que se trata cada um e aprender a utilizá-los de maneira correta.

Concurso e Processo Seletivo

Concurso público e processo seletivo são duas ferramentas utilizadas para selecionar candidatos para ocupação de uma certa vaga, em geral ofertada em órgãos públicos. Para entender melhor a diferença entre esses tipos de oportunidade, é necessário conhecer melhor cada um deles.

Faculdade e Universidade

Quando nos referimos a alguma instituição que oferece ensino superior, é comum utilizarmos os termos faculdade e universidade como sinônimos. Embora sejam palavras que possuem significados parecidos, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Preço e Valor

Os termos preço e valor são comumente usados como sinônimos, apesar de não serem. Para identificar suas diferenças, é preciso compreender seus significados, e assim será possível saber em qual situação cada um deve ser empregado.

Processo e Procedimento

Os termos processo e procedimento são comumente empregados com sinônimos. Contudo, seus significados são diferentes e, especialmente no âmbito jurídico, é necessário conhecê-los para para que sejam empregados corretamente.

Processo Extinto

Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.