O seu Dicionário Jurídico Online

Navegando pela Categoria

OAB

O que é Exame da Ordem?

O Exame da Ordem trata-se de uma prova a qual todos os que almejam trabalhar como advogados precisam ser aprovados, buscando possuir a carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) a qual é um pré-requisito para poder entrar para a carreira da advocacia no Brasil.

Como Cursar Direito em Portugal?

Assim como ocorre na França, em Portugal há uma graduação própria e completa para aqueles que desejam cursar Direito, de modo que essa possui muito em comum com a graduação realizada no Brasil. Continue a leitura deste artigo e descubra como cursar direito em Portugal!.

O que Cai na Prova da OAB?

Você sabe o que cai na prova da OAB? a resposta para essa pergunta é pouco – ou nada – animadora, considerando que o conteúdo da sua prova da Ordem é basicamente todo o conteúdo estudado nos 5 anos da faculdade de Direito.

Código de Ética OAB

O Código de Ética e Disciplina da OAB foi criado com o objetivo de orientar a conduta dos advogados no exercício de sua profissão, de modo que essa deverá estar alinhada não somente às leis infraconstitucionais, como também à própria Constituição Federal de 1988 e aos valores de justiça presentes na sociedade.

Como Tirar a Carteira da OAB?

A partir do último ano da graduação de Direito (estando no 9º ou 10º período) ou após o término da faculdade, o estudante que pretenda exercer a carreira de advocacia precisará tirar a sua carteira da OAB.

Dicas para OAB 2ª Fase – Exame da Ordem

Diferente da fase anterior, na segunda fase da oab o candidato deverá responder 4 questões discursivas, valendo 1,25 cada e, ainda, escrever uma peça processual, que vale 5,0 pontos. Ou seja, a prova vale 10 pontos e para que o candidato seja aprovado, é necessário que atinja, no mínimo, 6 pontos.