O seu Dicionário Jurídico Online

Certificado Digital OAB

O certificado digital da OAB é um documento eletrônico apto a identificar o seu titular, que poderá atuar de modo seguro a partir da sua assinatura eletrônica.

Trata-se de mais uma das que surgiram após anos de páginas de processos físicos, hoje se pode dizer que o sistema judiciário brasileiro é essencialmente informatizado. Desse modo, não é mais necessário que o advogado deixe o escritório e enfrente horas de trânsito para chegar ao fórum e peticionar a sua peça processual.

Agora, para ingressar com uma ação consumerista de natureza indenizatória, por exemplo, basta que o profissional acesse o site do Tribunal de Justiça do seu estado, faça o seu login, coloque a senha e inicie a navegação pelo sistema, no qual poderá não apenas peticionar, como também verificar o andamento dos processos que lhe interessarem.

Para que Serve o Certificado Digital OAB?

O certificado digital serve para acessar os sistemas processuais, sendo necessário que o advogado possua tal identificação, a qual se trata de um pendrive onde estará contida a sua assinatura digital individual.

Dessa forma, é possível garantir que seja identificada uma movimentação processual, sendo esse instrumento indispensável hoje em dia, sendo possível se obter facilmente junto a OAB do estado de atuação do profissional.

Agendamento e Cadastro

Além de agendar uma data para comparecer à OAB para efetuar seu cadastro e preencher informações, é necessário realizar o pagamento da quantia de aproximadamente 80,00 (oitenta reais).

Assim, estando na posse do seu certificado digital e efetuando o download daqueles programas que permitirão a leitura do mesmo pelo seu computador, você poderá checar o andamento processual sempre que desejar, bem como cumprir com seus prazos e tudo isso sem ter que sair do escritório (ou da sua casa!).

Renovação

Todo o processo de renovação do certificado digital OAB é realizado via internet (online), sendo composta dos seguintes passos:

  1. Solicitação;
  2. Pagamento;
  3. Emissão.

Importante ressaltar que o processo de solicitação e emissão poderá ser realizado pela internet somente antes do vencimento do certificado que será renovado.

A partir da segunda renovação do certificado o processo tem início online, mas deverá ser concluído em local de atendimento presencial.

  1. Solicitação;
  2. Pagamento;
  3. Validação (presencial);
  4. Emissão (presencial).

Vantagens

Além da vantagem de ganhar um tempo extra sem a necessidade de deslocamentos, o sistema online permite que você trabalhe no seu próprio horário, sem ter que se preocupar com o horário de funcionamento das varas e juizados.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.