Dicas para OAB 2ª Fase – Exame da Ordem
Diferente da fase anterior, na segunda fase da oab o candidato deverá responder 4 questões discursivas, valendo 1,25 cada e, ainda, escrever uma peça processual, que vale 5,0 pontos. Ou seja, a prova vale 10 pontos e para que o candidato seja aprovado, é necessário que atinja, no mínimo, 6 pontos.
Após você ter enfrentado e vencido a 1ª fase da OAB, ainda há mais uma fase a ser conquistada para a obtenção da sonhada carteirinha da oab.
1 Estude com antecedência
Muitos estuantes acreditam que por ser apenas uma matéria da sua escolha, a 2ª fase se torna mais fácil que a primeira. Mas acredite, ainda assim, você irá se deparar com um conteúdo bastante extenso, por isso a primeira dica é estudar com antecedência, aproveitar o tempo disponível para responder questões, tirar dúvidas com o professor, etc.
Na falta de tempo, inicie pelas peças mais complexas e que possuem estrutura em comum com as demais. Dessa forma, além de já estar mais preparado para o que for mais simples, ao aprender uma, você terá aprendido várias.
2 Responda objetivamente
Embora as questões sejam discursivas, o candidato deve ter em mente que a forma de respondê-las será o mais objetiva possível. Nesse momento, “enrolar” com grandes respostas poderão prejudicá-lo, de modo que a forma correta de respondê-la é mencionando o artigo de lei que trata do assunto e acrescentar uma breve explicação.
Uma dica é fazer o mesmo durante os exercícios. Sempre os respondendo com base na letra da lei, com o seu vade mecum em mãos, pois ele que será seu melhor amigo nesses tempos.
3 Pratique!
A prática é essencial para que o candidato fixe o conteúdo aprendido nas salas de aula do cursinho ou estudado em casa.
Não deixe de participar de simulados e de responder os exames anteriores. A prática fará muita diferença na sua aprovação e dessa forma você chegará no dia da prova ainda mais preparado.
Vale dizer que mesmo que você opte por cursinhos online, é possível o envio dos simulados e a correção pelos seus professores. Não deixe de aproveitar esse recurso!
Deixe a preguiça de lado e treine até cansar. No começo você poderá precisar recorrer aos manuais para relembrar a estrutura de cada peça, mas depois de um tempo ela surgirá à sua mente de modo automático!