O seu Dicionário Jurídico Online

Bacharelado e Licenciatura

Após a conclusão do Ensino Médio, muitos têm o interesse de ingressar em um curso superior. No momento de realizar a escolha do curso, dois termos aparecem com frequência: licenciatura e bacharelado. Nesse artigo, vamos entender melhor sobre suas diferenças e semelhanças.

Em artigos anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre: bacharel, 5W2H, e colaborador. Hoje trataremos sobre a diferença entre bacharelado e licenciatura.

Diferenças entre Bacharelado e Licenciatura

O bacharelado e a licenciatura são dois tipos diferentes de graduação. Outra semelhança é que são ofertados tanto em instituições de ensino público quanto privado, estando disponíveis nas modalidades presencial quanto a distância.

Atualmente, as habilitações podem ser encontradas em cursos separados, ou mesmo em cursos que oferecem ambas as habilitações em uma mesma formação.

Por outro lado, uma de suas grandes diferenças diz ao ingresso no mercado de trabalho. Enquanto a licenciatura é voltada para a formação de profissionais para atuarem na educação (professores e educadores), o campo do bacharelado é mais amplo, e engloba tanto as diversas áreas de atuação dentro de uma mesma profissão até a carreira acadêmica.

O que é Bacharelado?

O bacharelado é um curso de graduação, com duração de três e seis anos, e tem como objetivo formar profissionais com ampla visão da profissão. Com isso, entende-se que o bacharelado permite que o profissional tenha a liberdade para exercer sua função em qualquer área que possua relação com sua formação.

Alguns dos cursos de bacharelado mais conhecidos são: Administração de Empresas, Direito, Contabilidade, Odontologia, Engenharia, Enfermagem, Farmácia e Medicina. Esses não são ofertados na modalidade licenciatura, ao contrário de outros que serão citados ao final do artigo.

O que é Licenciatura?

Já a licenciatura possui foco em profissionais que desejam ser professores e educadores, e os cursos ofertados duram entre três e quatro anos. Quem possui certificado de licenciatura está habilitado a ministrar aulas em escolas públicas e privadas, para alunos de ensino fundamental e/ou médio, variando com o curso escolhido.

Dentre os cursos de licenciatura mais procurados temos: Letras, Matemática, Física, Química, Educação Física, Historia e Geografia. Esses também são encontrados na habilitação bacharelado.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.