O seu Dicionário Jurídico Online

Como Cursar Direito em Portugal?

Assim como ocorre na França, em Portugal há uma graduação própria e completa para aqueles que desejam cursar Direito, de modo que essa possui muito em comum com a graduação realizada no Brasil. Continue a leitura deste artigo e descubra como cursar direito em Portugal!.

Cada vez mais brasileiros estão dispostos a fazer as malas e se arriscar por novos lugares, onde aprenderão novas culturas e ampliarão seu conhecimento de mundo.

Não apenas em razão da língua semelhante, Portugal é o país que termina se destacando para aqueles brasileiros que desejam cursar direito no exterior. Isso porque a graduação é bastante tradicional e o ensino, de qualidade, além dos processos serem menos burocráticos em razão da condição de países-irmão.

Faculdades de Direito em Portugal

Já falamos sobre as melhores faculdades públicas de direito do Brasil, agora falaremos sobre as Universidades de maior renome em Portugal. Entre elas, destacam-se:

  • Universidade de Coimbra;
  • Universidade de Lisboa;
  • Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Por essas faculdades oferecerem uma ótima experiência aos seus alunos, já era de se esperar que o seu ingresso não fosse tão fácil assim.

Aceitação de Alunos

Algumas instituições públicas analisam até mesmo o desempenho do estudante durante o ensino médio e na graduação, o que não acontece no Brasil. Por exemplo, a principal forma de ingresso ao sistema superior de ensino público é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Outra dica para quem já está se preparando para estudar direito no exterior é adquirir experiência na área jurídica. Quando o aluno comprova que já trabalhou no mundo do Direito ou que possui experiência em estágios, ele terminará aumentando suas chances de ingresso nas universidades de Portugal.

Veja também: Sine Qua Non

Validação do Diploma de Direito no Exterior

Dúvida recorrente é quanto à validação do diploma de direito exterior.

Para obter a validação do seu diploma ao retornar para o Brasil um passo importante é buscar por uma universidade que possua plano de estudos similar.

Assim, também faz parte do processo encontrar uma universidade pública no território brasileiro que tenha uma ementa e carga horária semelhante à instituição portuguesa e lá solicitar a respectiva validação do seu diploma.

Veja também: Como Tirar OAB?

E agora? Pronto para estudar em Portugal?

Essa é uma ótima forma de obter um ensino de qualidade e de adicionar uma importante experiência internacional ao seu currículo, o que poderá ser um destaque positivo se você desejar fixar residência na Europa ou mesmo retornar para o Brasil!

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.