O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Sociedade

Hegemonia

O termo hegemonia é hoje usado com frequência para descrever a posição relativamente dominante de um conjunto particular de ideias e sua tendência associada de se tornarem sensatas e intuitivas, inibindo assim a disseminação ou mesmo a articulação de ideias alternativas. Esse domínio pode ser econômico, político ou militar.

Marxismo

O marxismo é um sistema econômico e social baseado nas teorias políticas e econômicas de Karl Marx e Friedrich Engels, desenvolvido em meados do século XIX, o qual faz oposição ao capitalismo, que é entendido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e distribuição de bens, caracterizado por um mercado competitivo livre e motivado pelo lucro.

Misoginia

Misoginia é um termo utilizado para caracterizar o ódio contra mulheres, podendo ser manifestado por meio da agressão física, moral, sexual ou psicológica. Esse fenômeno tem origens que apontam para a mitologia grega, por meio da qual se pregava que os homens viviam em harmonia com Deus até o surgimento da primeira mulher, Pandora, que trouxe consigo todos os males existentes.

Comunismo

O comunismo é uma ideologia política e econômica desenvolvida no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels, ambos filósofos políticos, com o objetivo de estabelecer uma sociedade comunista socioeconômica estruturada sobre a propriedade comum dos meios de produção e a ausência de classes sociais, dinheiro e do estado.

Sociologia

O termo sociologia poder ser definido de várias maneiras por diferentes tipos de sociólogos, mas a mais comum está relacionada com o estudo dos fenômenos dos fatos sociais, ou seja, das relações de interdependência dos seres humanos.

Xenofobia

A xenofobia é definida como um problema social caracterizado pela repulsa a pessoas e coisas estrangeiras com base em suas diferenças culturais. Ela é marcada por comportamentos de ódio, exclusão e hostilidade a grupos ou pessoas não pertencentes a uma determinada sociedade. Tais comportamentos com frequência culminam em violência.

Ideologia

O conceito de ideologia está relacionado a um conjunto de crenças políticas, econômicas e sociais. É comum encontrar sua definição como um “conjunto de ideias”, ou seja, uma ideologia nada mais é do que as ideias sustentadas por um grupo de pessoas, ou apenas por uma pessoa que tem certa visão sobre determinado assunto.

Socialismo

O Socialismo é doutrina social e econômica que prega a propriedade pública e a extinção da propriedade privada ou controle de propriedade e recursos naturais. De acordo com a visão socialista, os indivíduos não vivem ou trabalham isoladamente, mas sim em cooperação uns com os outros.

Etnocentrismo

Etnocentrismo é um termo usado quando um grupo de pessoas que possui um determinado costume considera que seus costumes, ou seja, sua cultura é melhor do que as demais. A palavra é formada pelo prefixo “ethnos”, palavra grega que significa cultura ou tribo, acrescida de centrismo, que significa no centro.

Feminismo

Feminismo é um movimento que luta pela equidade de direito entre todos os gêneros através da promoção do direito das mulheres e libertação do patriarcado. O movimento feminista é composto por uma série pensamentos, filosofias e teorias que buscam alcançar os direitos objetivos e subjetivos das mulheres a fim de atingir essa igualdade.

Direito ao Voto Feminino

O Direito ao Voto Feminino é um direito instituído por lei no Brasil desde 1932. Em um primeiro momento o voto era facultativo. Logo depois, o Código Eleitoral de 1965 tornou os votos de homens e mulheres com o mesmo valor perante a lei.