O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Administração

Setor de TI

O setor de TI ou departamento de Tecnologia de Informação, ou simplesmente TI, é o setor responsável por manter o bom desenvolvimento técnico de toda a área tecnológica dentro de uma empresa. Por isso, é extremamente importante não apenas nas organizações de grande porte, mas também nas de pequeno e médio.

Meta e Objetivo

Meta e objetivo possuem significados diferentes, mas interferem um no outro na hora de serem colocados em prática. Eles podem ser observados tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e são capazes de otimizar ambos os campos da vida de um indivíduo.

Grupo e Equipe

As expressões grupo e equipe, ao contrário do que muitos acreditam, possuem significados opostos. Seja no âmbito das organizações ou no âmbito pessoal, é necessário compreender seus conceitos para diferenciá-los.

Diretoria Empresarial

A diretoria de uma empresa é o órgão encarregado de organizar, planejar e orientar a aplicação dos recursos da mesma. O CEO – Chief Executive Officer, também chamado de Diretor Executivo, é o responsável por esse setor, e responde pelo andamento da organização como um todo.

Atacado e Varejo

No comércio, existem duas maneiras de adquirir produtos: atacado e varejo. Suas diferenças estão ligadas ao público alvo, ao valor das mercadorias e à quantidade mínima de produtos adquiridos em uma só compra.

Recrutamento e Seleção

Quando uma empresa precisa contratar um colaborador, algumas técnicas da Gestão de Pessoas devem ser aplicadas. Dentre elas, é possível destacar duas de grande importância: recrutamento e seleção. Mesmo que sejam utilizadas como sinônimos, é importante entender que se tratam de ferramentas distintas.

Chefe e Líder

Há uma grande diferença entre ser chefe e ser líder, mesmo que os termos sejam empregados como sinônimos. No âmbito da administração, entende-se que um líder é capaz de ser chefe, mas um chefe não é capaz de ser um líder.

CEO – Chief Executive Officer

CEO ou Chief Executive Officer, que em sua tradução para o português significa Diretor Executivo. O termo é utilizado dentro do meio organizacional para se referir à função de maior hierarquia dentro dela. O Diretor Executivo é o individuo responsável por todas as estratégias de uma empresa, sendo ele o responsável por toda a equipe e pela resolução de todos os problemas, independente do seu grau de dificuldade.