O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Administração

CEO – Chief Executive Officer

CEO ou Chief Executive Officer, que em sua tradução para o português significa Diretor Executivo. O termo é utilizado dentro do meio organizacional para se referir à função de maior hierarquia dentro dela. O Diretor Executivo é o individuo responsável por todas as estratégias de uma empresa, sendo ele o responsável por toda a equipe e pela resolução de todos os problemas, independente do seu grau de dificuldade.

Programa 5S

O Programa 5s foi criado com objetivo de mobilizar, conscientizar e motivar todos os funcionários de uma organização a seguirem um padrão de atitudes e comportamento. Seu objetivo é refletir na manutenção e melhoria contínua de excelentes condições de limpeza, ordem e segurança de um ambiente de trabalho adequado às operações e bem-estar de todos.

Análise SWOT

A Análise SWOT trata-se de um processo de gestão estratégica para melhorar o progresso das organizações, sendo uma este um dos mais importantes e conhecidos instrumentos de melhoria contínua no processo de crescimento e desenvolvimento da empresa. No Brasil, o instrumento também é conhecido como Matriz FOFA.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é um método de gerenciamento que visa à melhoria das organizações por meio do controle e aperfeiçoamento do processo e do produto de forma contínua. A sigla PDCA vem da língua inglesa, assim sendo dividida em quatro ações: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Avaliar) e Act (Agir).

Compliance

O Compliance refere-se a manter as regras. Ou seja, você precisa cumprir a legislação relevante, bem como quaisquer padrões internos ou externos. Quando você se envolve em negócios, há muitas formas de compliance que sua empresa e seus funcionários devem manter.

Benchmarking

O benchmarking é um processo de medir o desempenho dos produtos, serviços ou processos de uma empresa em relação aos de outra empresa considerada a melhor do setor, também conhecida como "a melhor da categoria".

Brainstorming

O Brainstorming é uma técnica para estimular ideias e soluções criativas por meio de uma discussão em grupo. É um processo por meio do qual um grupo tenta encontrar uma solução para um problema específico, agregando todas as opiniões ou sugestões espontâneas dadas por cada membro individualmente.

5W2H

A ferramenta 5W2H é utilizada no meio administrativo das organizações, com a intenção de criar uma lista de verificação, mais conhecida como cheklist, de um projeto que precisa ser realizado. Sua função principal é identificar todos os pontos do projeto, de forma clara, para atingir o objetivo desejado.

Commodities

Os commodities são bens básicos, usados no comércio, intercambiáveis com outras mercadorias do mesmo tipo. Eles são mais frequentemente usados como insumos na produção de outros bens ou serviços.

Colaborador

O Colaborador é o termo utilizado pelas empresas para tratar seus funcionários como parte importante e efetiva da relação de trabalho. É usado de maneira a reconhecer a colaboração do trabalhador como parte fundamental da instituição, considerando que o mesmo não apenas trabalha, mas que agrega real valor ao negócio como um todo.

Market Share

O Market Share de uma empresa é a sua porção das vendas totais em relação ao mercado ou setor em que atua. Trata-se da fatia ou participação que possui em relação a todo o mercado naquele setor, podendo também ser remetida por sua quota ou percentual do mercado que a empresa possui (domina).