O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Documentos

Quadro e Tabela

Quadro e Tabela formas gráficas utilizadas em documentos, relatórios e também trabalhos acadêmicos para estruturar dados e exibi-los à pessoa que está visualizando as informações.

Resumo e Resenha

Resumo e resenha são gêneros textuais que acompanham grande parte da vida escolar de um indivíduo. Por terem características em comum, é normal que haja confusão na hora de utilizá-los.

Anexo e Apêndice

Anexo e apêndice são dois tipos de material que normalmente integram trabalhos científicos. Eles são considerados elementos pós textuais e não obrigatórios. Apesar de suas semelhanças, possuem diferenças significativas, e é necessário conhecê-las para utilizá-los corretamente.

Nota Promissória

Uma nota promissória trata-se de tipo de título de crédito, uma promessa de pagamento, a qual, ao assinar o documento fica estipulado que alguém contraiu uma dívida e que se compromete a pagar o valor emprestado no dia e local estabelecido em comum acordo entre as partes.

Organograma

O organograma é o retrato da estrutura de uma empresa ou organização através da criação de um gráfico com a posição dos setores da empresa e/ou dos cargos mais importantes, organizados de forma hierárquica.

Boletim

Um Boletim é um tipo de documento com o objetivo de publicar ou distribuição uma informação. O documento pode ser de interesse pessoal, público ou particular sendo seus principais tipos: Escolar, Informativo, Médico, Notícias, Sanitário, Ocorrência.

Ordem de Serviço

Uma ordem de serviço é um tipo de documento onde são transmitidas as instruções sobre um trabalho a ser feito. A partir da emissão de uma ordem de serviço é que o colaborador que irá executar a atividade solicitada, sendo que o mesmo utilizará da ordem para entender a tarefa.

Parecer

O parecer trata-se do documento onde se é apresentada a análise realizada sobre um caso, situação, fato ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório.

Certificado

Um certificado é o documento que comprova que uma pessoa fez algo. É usado para validar a capacidade e o conhecimento de uma pessoa em determinada disciplina, assunto ou tarefa técnica.