O seu Dicionário Jurídico Online

Quadro e Tabela

Quadro e Tabela formas gráficas utilizadas em documentos, relatórios e também trabalhos acadêmicos para estruturar dados e exibi-los à pessoa que está visualizando as informações.

Aqui no dicionário direito vimos também sobre resumo e resenha, anexo e apêndiceprocuração pública e particular, e nota promissória. Hoje veremos qual é a diferença entre Quadro e Tabela.

O que são Quadro e Tabela?

Dentro das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), podem ser encontradas duas ferramentas bastante usadas pelos acadêmicos, sendo elas o quadro e a tabela.

Por terem características em comum, é bastante comum que surjam dúvidas sobre quando cada um deles deve ser utilizado.

Para entender melhor suas funções e utilizar corretamente o quadro e a tabela, abordaremos suas características e diferenças.

Quadro

O quadro é definido como uma combinação de palavras divididas em linhas e colunas, que têm como objetivo passar ao leitor informações resumidas e fáceis de serem entendidas.

Tabela

Por sua vez, a tabela também é composta por linhas e colunas, mas não deve conter uma dissertação, e sim pouca escrita e mais dados numéricos.

Em relação aos erros montagem, ambos enfrentam os mesmos. O primeiro diz respeito ao excesso de cores, que deve ser evitado para que não haja poluição visual. O segundo é a utilização de mais de uma fonte, o que não é recomendado nem está de acordo com as normais técnicas.

Diferença entre Quadro e Tabela

Existem duas características principais capazes diferenciar essas duas ferramentas, estando ambas relacionadas com a formatação. São elas:

  • Elaboração de conteúdo: o quadro deve ser composto por título, fonte, legenda, notas e informações necessárias do tema sugerido. A tabela deve conter título, cabeçalho, dados numéricos representativos e, se necessário, notas explicativas.
  • Normas da ABNT: o quadro deve ser fechado em todas as laterais, enquanto a tabela deve manter suas bordas laterais abertas.

Uma maneira fácil e rápida de descobrir se estamos lidando com o um quadro ou uma tabela é analisar seu conteúdo. Se ele pode ser transformado em um gráfico, trata-se de uma tabela. Se não pode, é um quadro.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.