O seu Dicionário Jurídico Online

Resumo e Resenha

Resumo e resenha são gêneros textuais que acompanham grande parte da vida escolar de um indivíduo. Por terem características em comum, é normal que haja confusão na hora de utilizá-los.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre os termos anexo e apêndice, procuração pública e particularnota promissória, e organograma. Veremos agora a diferença entre resumo e resenha.

Resumo e Resenha Diferenças

É preciso entender suas diferenças e funções, e assim optar pelo mais adequado em cada situação específica.

Resumo

O resumo é uma condensação do texto, ou seja, uma síntese do conteúdo de um artigo, revista, livro, apostila, entre outros.

No resumo, não se deve mudar o sentido do que foi proposto pelo autor, nem emitir opiniões pessoas sobre o que foi lido. Sendo assim, resumir nada mais é do que apresentar um texto de forma breve e seletiva.

O resumo pode ser simples ou expandido, enquanto a resenha pode ser crítica ou descritiva. De maneira mais simples, é possível identificar algumas caraterísticas que diferenciam esses gêneros, conforme indicado abaixo:

Veja como fazer um Resumo:

  • Deve possuir referência à obra e ser escrito de forma cronológica;
  • Deve conter informações claras e objetivas sobre texto, o método utilizado, os resultados e as conclusões apontadas pelo autor, mas sem emitir juízo de valor;
  • Deve selecionar as ideias principais, retirar elementos repetitivos e desnecessários. Sua finalidade é apenas refletir o conteúdo de maneira breve.

Resenha

Já a resenha é caracterizada como uma avaliação crítica de um determinado texto. Nela, além de descrever a obra, o autor também irá analisar pontos importantes e emitir sua opinião crítica sobre a mesma.

Ao contrário do resumo, a resenha deve ser escrita com as próprias palavras de quem a produziu, e não copiar o texto original.

Veja como fazer uma Resenha:

  • Deve conter cabeçalho com informações referentes à obra escolhida;
  • Deve conter informações referentes ao autor, como nacionalidade, formação, livros publicados, entre outras. Pode conter juízo de valor;
  • Além de comentários e julgamentos construtivos, deve conter um resumo informando os capítulos do livro caso houver. Sua finalidade é fazer que outros leitores sintam curiosidade em ler a obra.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.