Anexo e Apêndice
Anexo e apêndice são dois tipos de material que normalmente integram trabalhos científicos. Eles são considerados elementos pós textuais e não obrigatórios. Apesar de suas semelhanças, possuem diferenças significativas, e é necessário conhecê-las para utilizá-los corretamente.
Aqui no dicionário direito vimos também sobre os termos procuração pública e particular, nota promissória, organograma, e boletim. Hoje veremos sobre o significado de anexo e apêndice, suas diferenças e para que servem.
Diferenças entre Anexo e Apêndice
Em textos acadêmicos, ambos são regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 14724. Seu uso é facultativo, embora possa ser essencial para a qualidade do trabalho de um autor.
Significado de Anexo
O anexo é elemento utilizado quando, no decorrer do trabalho científico, o pesquisador precisa complementar seu raciocínio utilizando conteúdo de terceiros. Esses materiais podem ser tabelas, imagens, planilhas, entre outros.
Significado de Apêncide
Já o apêndice é utilizado quando o próprio autor cria um documento capaz de ajudar no entendimento de sua pesquisa. Por isso, é muito comum que o apêndice seja utilizado em pesquisas de campo, nas quais são montados questionários de acordo com as necessidades existentes.
O apêndice deve ser colocado logo após as referências, e o anexo deve vir em seguida. Quanto à sua formatação, a NBR 14724 determina que ambos devem estar indicados no sumário, devidamente numerados.
Ainda segundo a mesma norma, devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
Exemplos de Anexo e Apêndice
Agora veremos um exemplo de anexo:
ANEXO A – Exigências de segurança contra incêndio e pânico.
Veja também um exemplo de apêndice:
APÊNDICE A – Descrição dos sintomas (Grupo 1).