O seu Dicionário Jurídico Online

Organograma

O organograma é o retrato da estrutura de uma empresa ou organização através da criação de um gráfico com a posição dos setores da empresa e/ou dos cargos mais importantes, organizados de forma hierárquica.

Aqui no dicionário direito temos temas relacionados como boletim, parecerminutaprotocolo, e alvará. Hoje veremos para que serve um Organograma, e quais são os tipos de organograma utilizados atualmente.

Para que serve um Organograma? Qual o Objetivo?

Há nomes diferentes para este tipo de documento informativo de acordo com o que esteja abordando como: organograma funcional, horizontal, gráficos hierárquicos, radial, barras e setorial.

O objetivo da elaboração de um organograma é apresentar e definir a hierarquia e sua ligação com os demais setores da empresa.

Deve ser flexível para que sua compreensão seja fácil tanto os funcionários quanto colaboradores devem entender qual a função de cada membro da organização.

Quais são os Tipos de Organograma?

De acordo com o objetivo e a estrutura da empresa podem ser elaborados organogramas diferentes. Os tipos de organograma usados para representar as organizações são:

Organograma funcional

organograma funcional,vertical ou clássico é o tipo mais usado pelas organizações. Nele são utilizados retângulos para fazer a representação gráfica dos órgãos e as demais partes da estrutura funcional da empresa.

Organograma horizontal

O organograma horizontal também é conhecido como organograma matriz. Nele, na maior parte das vezes, há apenas dois níveis: administradores e funcionários.

Esse modelo de organização passa uma certa autonomia aos empregados uma vez que estão diretamente envolvidos no processo de decisão da organização.

Organograma radial

Atualmente o organograma radial é utilizado como representação gráfica de grandes grupos empresariais. Assim, é possível entender o macrossistema das empresas componentes da marca.

Também é denominado de organograma solar ou organograma circular.

Organograma em barras

O organograma em barras é a representação da estrutura da organização através de retângulos ou barras dispostos em uma base vertical.

A fim de demonstrar a importância do cargo, as barras possuem tamanhos diferentes. Contudo, barras de tamanho menor significam cargos iniciais e barras maiores simbolizam as posições de comando.

Organograma setorial

O organograma setorial é feito usando círculos concêntricos dispostos a partir de um círculo central para representar os níveis diversos de autoridade da organização ou empresa.

Organograma linear de responsabilidade

Um organograma linear de responsabilidade tem a finalidade de demonstrar qual cargo é responsável por cada um dos processos da organização no dia a dia.

Também ocorre a inserção de símbolos no organograma para demonstrar que ação cada colaborador deve fazer:

  • Executar;
  • Aprovar;
  • Participar;
  • Controlar;
  • Elaborar.

Dessa forma o serviço é otimizado logo que cada um entende o seu papel na escala produtiva da empresa.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.