O seu Dicionário Jurídico Online

Colaborador

O Colaborador é o termo utilizado pelas empresas para tratar seus funcionários como parte importante e efetiva da relação de trabalho. É usado de maneira a reconhecer a colaboração do trabalhador como parte fundamental da instituição, considerando que o mesmo não apenas trabalha, mas que agrega real valor ao negócio como um todo.

Recentemente aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como patrimônio, InsumoInadimplência, e Market Share. Veremos agora o significado de colaborador, e suas principais características.

Conceito de Colaborador

Colaborador é um termo cujo uso tem crescido dentro de empresas desde os anos 90 e é usado como uma substituição dos termos funcionários ou empregados de uma empresa. No entanto, a nova nomenclatura vem acompanhada de uma visão mais complexa do papel do mesmo em seu local de trabalho.

O colaborador tem uma relação mais participativa, não apenas cumprindo suas metas pessoais, mas colabora para que a empresa cumpra as suas.

Características do Colaborador

As três características de um colaborador mais importantes devem ter na sua relação com a empresa são:

Nós ao invés de eu

O colaborador se concentra em uma mentalidade “nós” que inclui a criação de experiências notáveis com outras pessoas na empresa e com clientes existentes e potenciais.

Ele está focado em encontrar e fornecer soluções: sempre, como for e sem hesitação. Ele também garante que há um objetivo comum e compartilhado.

Paixão vs. Projetos

O colaborador está sempre procurando aprender e se desenvolver dentro de sua função. Ele fica empolgado em interagir com outras pessoas em equipes multifuncionais.

Apesar de parecer contrariar o ponto “eu contra nós” citado acima, não é assim. O colaborador pode procurar o próprio desenvolvimento, ao mesmo tempo que alinha estrategicamente suas paixões pessoais com as metas organizacionais.

Pinos de Suporte vs. Engrenagens

Pinos de suporte são insubstituíveis, e assim atuam os colaboradores. Eles são pessoas que você não pode visualizar passar sem nem mesmo por um dia, semana ou ciclo de projeto. Ou, de um modo diferente, sua empresa estaria em uma situação pior sem eles.

Já alguns funcionários, por outro lado, atuam como engrenagens. Todo mundo adora uma engrenagem porque é confiável para fazer a mesma coisa – repetidamente – com pouco esforço. E as engrenagens podem ser substituídas imediatamente e esperar exatamente os mesmos resultados.

Embora seja verdade que todos, até certo ponto, possam ser substituídos em uma empresa, os funcionários sabem disso e não se importam – como mostra o esforço ou a falta deles.

À medida que você avalia ou constrói sua equipe, deve ficar claro que buscar os colaboradores e depois desenvolver seus funcionários para se tornarem mais semelhantes a eles é primordial.

Apesar de que centenas de empresas estão funcionando com um grupo de funcionários da mesma maneira há décadas, a oportunidade perdida por não abraçar e desenvolver funcionários para se tornarem colaboradores afetará o desempenho e a lucratividade da empresa.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.