Sociedade Anônima S.A.

A Sociedade Anônima, também conhecida como SA, é uma empresa que possui capital privado com fins lucrativos. Esse é um tipo de natureza jurídica definida no momento de sua abertura, com capital dividido em ações.

Ou seja, duas ou mais pessoas se unem para formar uma empresa e cada uma delas assume um percentual dessa sociedade em forma de ações.

Vimos também aqui no dicionário direito  sobre DFC na Contabilidade, EPP – Empresa de Pequeno PorteSetor de Recursos Humanos, e Setor Administrativo. Hoje veremos o que é Sociedade Anônima S. A..

Diferença entre Sociedade Anônima de Capital Aberto e de Capital Fechado

Essa categoria é dividida em dois tipos, sendo elas: Sociedade Anônima de Capital Aberto e Sociedade Anônima de Capital Fechado. Suas características principais são:

  1. Sociedade Anônima de Capital Aberto: seus valores mobiliários estão autorizados a serem comercializados tanto no mercado de balcão quanto na bolsa de valores. Para comprar papeis da empresa, basta que o indivíduo se cadastre em uma corretora de valores, efetue a transferência do dinheiro para a conta da corretora e faça a ordem de compra.
  2. Sociedade Anônima de Capital Fechado: diferente do capital aberto, no capital fechado os seus valores mobiliários não estão autorizados a serem comercializados no mercado de valores mobiliários (mercado de balcão ou na bolsa de valores). Sendo assim, a negociação das ações deve ser feita diretamente com o sócio ou acionista responsável que as possuem.

Quando um acionista participa de uma SA, ele tem alguns direitos, tais como: participação nos lucros, divisão de bens (ocorre em situações que a empresa é vendida), preferência de compra, fiscalização da gestão e negócio, entre outros benefícios descritos na Lei nº 6.404 da Sociedade Anônima.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.