Setor Financeiro

O setor financeiro de uma empresa é o setor responsável por cuidar de seu capital. É através do controle realizado pelos colaboradores responsáveis dessa área que a companhia consegue manter a sua competitividade no mercado e aumentar cada vez mais o seu faturamento.

Vimos aqui no dicionário direito  também sobre Departamento Comercial, Sociedade Anônima S.A., e Setor de Recursos Humanos. Hoje veremos sobre o que é o Setor Financeiro.

Essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio, ele tem ligação com todos os demais departamentos que o compõem. Uma empresa que não possui um setor financeiro bem estruturado corre grande risco de chegar à falência.

Para que o financeiro consiga entregar todas as suas obrigações de forma responsável, é necessário que haja divisão de funções dentro do setor.

Rotinas do Setor Financeiro

As principais rotinas do setor financeiro existentes dentro nessa área são:

  • Tesouraria: além controlar o fluxo de caixa, também é encarregado de controlar todo dinheiro que entra e sai. O colaborador dessa área tem acesso a todas as contas bancárias da empresa.
  • Contas a pagar: a gestão de contas a pagar é responsável por pagar os colaboradores, fornecedores e todo consumo (água, energia, aluguel, internet, telefone, benefícios) sem atraso. O colaborador incumbido dessa tarefa deve ficar particularmente atento em relação aos prazos.
  • Contabilidade é a parte encarregada de fornecer dados de todo o ativo, ou seja, deve passar ao responsável a informação de todos os valores que a empresa tem para receber. A parte contábil deve cuidar de tudo que relacione com o patrimônio a empresa.
  • Fiscal: é o responsável por calcular todos os impostos existentes e verificar notas fiscais. Esse departamento também pode ser chamado de Gestão de Impostos.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.