O que é DRE? Conceito, Estrutura, na Contabilidade
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma ferramenta utilizada no meio contábil visando identificar se uma organização obteve lucro ou prejuízo durante determinado período.
Vimos aqui no dicionário direito em outros artigos sobre DFC na Contabilidade, EPP – empresa de pequeno porte, setor de recursos humanos, e setor administrativo. Trataremos agora sobre o que é DRE na contabilidade.
Essa demonstração geralmente é realizada anualmente, mas existem empresas que, conforme determinam as leis tributárias, precisam realizar essa apuração trimestralmente ou semestralmente.
De acordo com a Lei n° 6.404/1976, é preciso seguir uma estrutura específica na hora de realizar essa demonstração, contendo as informações indicadas abaixo:
- Receita bruta: são todos os produtos vendidos ou serviços prestados sem desconto de impostos, despesas e custos.
- Deduções: são todos os impostos cobrados nos produtos ou serviços.
- Receita líquida: é o resultado do valor final da receita bruta menos as deduções.
- Custos da mercadoria vendida: é o valor gasto no produto ou serviço levando em conta o valor de todo estoque. Serve para descobrir quanto foi investido o qual o verdadeiro retorno para a empresa.
- Lucro bruto: é a diferença da receita bruta, com as deduções e o CMV (custos da mercadoria vendida).
- Despesas com vendas: são todos os valores gastos para aumentar as vendas, ou seja, todo investimento realizado na divulgação do produto.
- Despesas administrativas: todas as despesas necessárias para o bom funcionamento da empresa, tais como: água, energia, aluguel, IPTU, internet, folha de pagamento, matérias de escritório, materiais de limpeza, dentre outros.
- Despesas financeiras: são os encargos juros de atraso, despesas com contas bancárias.
- Resultado operacional líquido: é o valor do lucro bruto menos as despesas variáveis da organização.
- Resultado antes do Imposto de Renda e contribuição Social: receita bruta menos as despesas operacionais.
- Provisões Impostos de Renda e Contribuição Social: são os impostos provisionados sobre o lucro obtido pela empesa. O imposto de renda é tributado numa alíquota de 15% sobre esse lucro e a contribuição social 9%.
- Resultado líquido: depois de ter realizado a apuração de todas as despesas, custos e impostos, chegamos ao final a DRE, no qual é identificado todo o lucro e a despesa que a organização teve.