Setor Administrativo

O Setor Administrativo é responsável pelo planejamento estratégico de uma organização e pela gerência de seu pessoal. Ou seja, ele deve tomar conta dos demais departamentos que a compõem.

Já tratamos aqui no dicionário direito também sobre presidente da empresa, administrador, e setor de ti. Veremos agora o que faz o setor Administrativo .

Através de informações coletadas em outros departamentos, o setor administrativo realiza o planejamento estratégico de todas as áreas da empresa, e as instrui de forma correta para que seus objetivos sejam alcançados.

Por isso, é comum que o setor acabe acumulando funções, já que seus funcionários precisam ter conhecimento sobre os demais departamentos.

Quem Trabalha no Setor Administrativo?

Mas afinal, quem trabalha no setor administrativo? Os principais colaboradores que trabalham no setor administrativo são:

  • Assistentes administrativos;
  • Auxiliares de gestão;
  • Auxiliares de controle;
  • Assistentes de atividades logísticas;
  • Outros profissionais administrativos.

Todos esses trabalhadores costumam ser coordenados por um Gestor, Controlador, Administrador.

Dentre outras funções presentes nesse setor, podemos encontrar: Diretoria, Gerência, Coordenação, Supervisão, e Análises de processos.

Esses profissionais são incumbidos de separar as finanças empresariais das particulares, criar metas, enfrentar a concorrência, se atentar aos resultados, valorizar os demais funcionários, ter um bom planejamento financeiro e criar projetos sustentáveis.

Principais Funções do Setor Administrativo

Algumas das principais atividades desenvolvidas pelos funcionários dessa área são:

  1. Relação com o cliente: o setor administrativo deve manter o bom relacionamento com os clientes através de contato direto com eles. Também deve facilitar as informações, por meio de canais de comunicação como e-mail e WhatsApp, fidelizando e ampliando sua carteira de clientes.
  2. Gerenciamento de RH: responsável por manter o bom desenvolvimento dos colaboradores, deve motivar e sempre melhorar o ambiente de trabalho.
  3. Gestão financeira: juntamente com o departamento contábil, deve ficar sempre atento aos gastos da empresa, apresentando relatórios financeiros e controlando gastos excessivos.
  4. Vendas e cobranças: também deve estar preparado para fechar vendas do produto/serviço ofertado pela empresa e para realizar cobranças.

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