O que faz o Departamento Comercial? Funções, Estrutura

O departamento comercial de uma empresa é o responsável por gerar lucro através das vendas de seus produtos e/ou serviços. Ele busca o crescimento da mesma e a conquista de uma fatia cada vez maior do mercado, fazendo com que a ela se destaque entre suas concorrentes. 

Anteriormente vimos aqui no dicionário direito  sobre Sociedade Anônima S.A., Setor de Recursos Humanos, e Setor Administrativo. Trataremos agora sobre o que é Departamento Comercial.

Funções

Entre as funções do Departamento Comercial, podemos citar: coordenar as vendas e pós-venda.

Por coordenar as vendas, ele anda é bastante confundido com o departamento de marketing, apesar de não serem a mesma coisa.

De forma geral, enquanto o primeiro coordena as vendas, o segundo deve estudar estratégias para que elas sejam feitas. Juntas, essas atividades contribuem para o bom desempenho de um negócio.

O funcionário do departamento comercial deve estar disposto não apenas a vender, mas também a dar apoio futuro ao cliente, o chamado auxílio pós-venda.

Além de ser qualificada e bem treinada, a equipe comercial deve ter carisma, ser simpática, atenciosa, e conhecer bem aquilo que está vendendo.

Estrutura

A estrutura do Departamento Comercial, para que atue de forma eficiente, deve possuir uma equipe composta pelos seguintes profissionais:

  • Gerente comercial: é responsável por todos dados finais, sejam eles positivos ou negativos. Ele é encarregado do número de vendas, elaboração de estratégicas, motivar e qualificar sua equipe.
  • Promotor: deve apresentar e implantar o produto ou serviço no mercado, aplicando estratégias como a distribuição de amostras grátis. Além de deixar o produto conhecido, o promotor tem objetivo de tirar todas as dúvidas relacionadas ao produto que os clientes venham a ter.
  • Vendedor: é a peça chave do departamento comercial, pois atue diretamente com o cliente. Além de ser responsável por fechar todas as vendas, o vendedor deve buscar um bom relacionamento com o comprador e entendimento do produto ofertado.
  • Auxiliar de vendas: ele auxilia o vendedor, lança os produtos vendidos, ajuda na emissão de notas, realizar orçamentos, entre outras tarefas.

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