Departamento de Marketing

Marketing é pode ser entendido como um conjunto de atividades realizadas com propósito de atrair clientes, referente a algum produto ou serviço ofertado por uma empresa. Sua finalidade é fazer com que um indivíduo adquira tal produto ou serviço, gerando faturamento para a empresa.

Tratamos aqui também no dicionário direito  sobre Setor Financeiro, Departamento Comercial, e Sociedade Anônima S.A.. Veremos agora o que é e o que faz o Departamento de Marketing.

O que é Departamento  de Marketing em uma Empresa?

O departamento de marketing deve ser composto por profissionais qualificados, capazes de alcançar o objetivo desejado pela organização, o que é feito através da aplicação de estratégias corretas.

O profissional de marketing é responsável por todo o planejamento de ações da área, incluindo a relação com os consumidores.

Por conta da natureza do próprio trabalho, as empresas buscam por profissionais criativos, inovadores, organizados, com iniciativa capazes e trazer ideias progressistas. Mesmo assim, é indispensável que a equipe de marketing trabalhe de forma harmoniosa e bem organizada.

Funções do Departamento de Marketing

É possível pontuar as principais atividades realizadas por esse departamento, sendo elas:

  • Análise de mercado: estudar o mercado no qual aquele produto/serviço será implantando, identificando e aproveitando as oportunidades de forma assertiva. Isso fará com que seu produto/serviço se destaque em relação aos concorrentes.
  • Posicionamento no mercado: esse setor é incumbido de adotar abordagens corretas de acordo com o público-alvo. Ou seja, o produto/serviço deve ser vendido pensando em quem irá consumi-lo e no local de comercialização.
  • Comunicação: o produto/serviço deve chegar ao público-alvo de forma positiva, seja por televisão, computador, jornal, revistas ou demais meios de comunicação.
  • Novos clientes: o principal objetivo do setor de marketing é a captação de novos clientes. É através do marketing que a empresa consegue aumentar sua carteira de clientes, consequentemente aumentando seu faturamento. Esse processo pode ser feito por meio de campanha promocional, por exemplo.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.