O que faz o Departamento de Marketing?
Marketing é pode ser entendido como um conjunto de atividades realizadas com propósito de atrair clientes, referente a algum produto ou serviço ofertado por uma empresa. Sua finalidade é fazer com que um indivíduo adquira tal produto ou serviço, gerando faturamento para a empresa.
Tratamos aqui também no dicionário direito sobre Setor Financeiro, Departamento Comercial, e Sociedade Anônima S.A.. Veremos agora o que é e o que faz o Departamento de Marketing.
O que é Departamento de Marketing em uma Empresa?
O departamento de marketing deve ser composto por profissionais qualificados, capazes de alcançar o objetivo desejado pela organização, o que é feito através da aplicação de estratégias corretas.
O profissional de marketing é responsável por todo o planejamento de ações da área, incluindo a relação com os consumidores.
Por conta da natureza do próprio trabalho, as empresas buscam por profissionais criativos, inovadores, organizados, com iniciativa capazes e trazer ideias progressistas. Mesmo assim, é indispensável que a equipe de marketing trabalhe de forma harmoniosa e bem organizada.
Funções do Departamento de Marketing
É possível pontuar as principais atividades realizadas por esse departamento, sendo elas:
- Análise de mercado: estudar o mercado no qual aquele produto/serviço será implantando, identificando e aproveitando as oportunidades de forma assertiva. Isso fará com que seu produto/serviço se destaque em relação aos concorrentes.
- Posicionamento no mercado: esse setor é incumbido de adotar abordagens corretas de acordo com o público-alvo. Ou seja, o produto/serviço deve ser vendido pensando em quem irá consumi-lo e no local de comercialização.
- Comunicação: o produto/serviço deve chegar ao público-alvo de forma positiva, seja por televisão, computador, jornal, revistas ou demais meios de comunicação.
- Novos clientes: o principal objetivo do setor de marketing é a captação de novos clientes. É através do marketing que a empresa consegue aumentar sua carteira de clientes, consequentemente aumentando seu faturamento. Esse processo pode ser feito por meio de campanha promocional, por exemplo.