Setor de Recursos Humanos

Uma organização é dividida em vários setores, dentre os quais se encontra o de Recursos Humanos, mais conhecido como RH. Seu papel é muito importante para o funcionamento da empresa, já que é responsável por gerir pessoas.

Vimos aqui no dicionário direito também sobre setor administrativo, presidente da empresaadministrador, e setor de ti. Agora veremos o que faz o setor de RH.

Quais são os Setores de Recursos Humanos

O RH é composto, na maioria das vezes, por profissionais graduados em Administração de empresas e Psicologia. As principais atividades exercidas pelos profissionais desse setor são as seguintes:

  • Recrutar e Selecionar: quando uma nova vaga surge, esse é departamento responsável por captar o profissional adequado para ocupá-la. Para isso, haverá triagem de currículos, entrevista, entre outros métodos.
  • Treinamento e Desenvolvimento: após a contratação, o RH precisa treinar o funcionário para exercer sua função da melhor forma possível.
  • Cargos e Salários: o setor também é encarregado de verificar se os salários estão compatíveis com os do mercado. Esse processo evita uma grande rotatividade grande dentro do seu quadro, mantendo a posição atrativa para seus funcionários.
  • Saúde e Segurança: os profissionais de RH devem manter a qualidade de vida dos trabalhadores da empresa. Mais do que oferecer planos de saúde, é necessário realizar campanhas, elaborar ginásticas, dar apoio psicológico, disponibilizar cursos, entre outras iniciativas.

O setor de Recursos Humanos não deve ser confundido com o Departamento Pessoal. Apesar de ambas serem áreas que trabalham em conjunto e que lidam diretamente com os colaboradores, a primeira é responsável por gerir pessoas, enquanto a segunda lida com a administrativa da organização.

O RH é focado na gestão de pessoas, e o DP nas leis, folhas de pagamento, férias e hora extra, por exemplo.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.