O que é DFC na Contabilidade? Método Direto e Indireto
A sigla DFC é uma abreviação para "Demonstração do Fluxo de Caixa”, uma apresentação financeira capaz de relatar toda as transações que ocorreram no caixa de uma empresa. O processo mostra de forma detalhada as entradas e saídas, por isso, deve estar presente no balanço patrimonial.
Tratamos também aqui no dicionário direito sobre EPP – empresa de pequeno porte, setor de recursos humanos, e setor administrativo. Trataremos agora sobre o que é DFC na contabilidade.
DFC Método Direto e DFC Método Indireto
A apuração do Fluxo de Caixa pode ser realizada por meio da DFC método direito e DFC método indireto.
Método Direto
No método direto, através de relatórios é possível apurar o fluxo de caixa dos dos valores recebidos e pagos sobre o caixa bruto da empresa.
Método Indireto
Já no caso do método indireto é utilizado o regime de competência para verificar as variações no caixa durante o período desejado.
Enquanto na DFC método direto são apurados os resultados brutos, enquanto na DFC método indireto são apurados os resultados líquidos da empresa.
Caixa Operacional, de Investimentos e de Financiamento
Devido ao grande número de diferentes transações que podem ser registradas, o fluxo é dividido em três partes para facilitar o processo de apuração da DFC.
São eles: fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa de investimento e fluxo de caixa de financiamento.
- Fluxo de Caixa Operacional: todas as transações relacionadas com a parte operacional da empresa, tais como: salário dos colaboradores, pagamento dos fornecedores, conta de água, luz, internet, e tudo que é necessário para fazê-la funcionar normalmente.
- Fluxo de caixa de investimento: todas as transações relacionadas a investimentos, por exemplo: compra de imóvel, venda de patrimônio, renovação e venda de maquinários.
- Fluxo de caixa de financiamento: todas as transações relacionadas com o caixa, com relação a terceiros e sócios. Exemplo: divisão de lucros entre sócios, amortização de dívidas, pagamento de dividendos.
Quando realizada de forma correta e no tempo certo, a demonstração só traz benefícios para a organização, pois é através dela que a mesma obtém informações detalhadas e simplificadas sobre suas transações financeiras.
Além de ser um parâmetro para saber se ela está crescendo, com mais transparência fica mais fácil atrair novos investidores.