Monografia

Monografia é um substantivo da língua portuguesa, composto por dois morfemas de origem grega (mono e grafia). Trata-se de um trabalho científico elaborado sobre uma temática específica.

Já tratamos aqui também no dicionário direito sobre diploma legal, ofício e memorando, e quadro e tabela. Trataremos hoje sobre o que é monografia, significado, finalidade, e como fazer.

Monografia Significado

A monografia é um documento que deve ser escrito por um único autor. Nesse sentido a monografia deve ser realizada no formato de trabalho monográfico.

Em uma tradução livre, o significado de monografia trata-se de “mono” um só, o que é único, já  “grafia” é relacionado a escrita. Então, monografia quer dizer algo escrito por uma só pessoa.

Também é aceita como artigo científico onde são detalhados os resultados completos sobre uma pesquisa que pode ser uma delimitação de campo ou um recorte da realidade global.

Qual a Finalidade da Monografia?

A monografia deve ser elaborada, na etapa final de uma graduação ou pós-graduação. Além de decidir o tema a ser abordado e pesquisado, o aluno deve escolher se irá apresentá-lo no formato de trabalho monográfico ou como artigo científico.

Ela serve para medir o grau de conhecimento adquirido e a capacidade de encapsula-lo em um trabalho acadêmico (monografia) ao tempo que este também deva ser utilizado como uma apresentação do saber e capacidade de pesquisa do formando.

Como Fazer uma Monografia?

Para se escrever uma monografia, deve-se criar o pré-projeto.

Essa fase é um esboço com o tema e o objetivo escolhido. Somente após a aprovação do projeto é que se inicia a monografia.

Embora escrever uma monografia seja trabalhoso e demande um bom tempo de pesquisas é importante lembrar que ela deve ser feita sob a observação e correção de um orientador.

Veremos agora as características e a estrutura de uma monografia.

Estrutura de uma Monografia

A formatação estrutura de uma monografia, deve ser feita seguindo as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De acordo com a ABNT, o trabalho monográfico tem que ter uma estrutura determinada e obrigatória incluindo:

  • Introdução;
  • Metodologia;
  • Discussão dos resultados;
  • Citações;
  • Referências a outros trabalhos pesquisados;
  • Bibliografia correta.

Introdução

A introdução, como o nome diz, apresenta o problema e os objetivos da pesquisa.

Após são feitos os capítulos teóricos, metodológicos e de análise dos dados.

Conclusão

Na conclusão, as considerações finais encerram a monografia. Destaque para as contribuições conseguidas durante a realização do trabalho para o campo científico e, finalmente as referências que foram usadas como embasamento teórico.

Características

Deve-se começar uma monografia pelos elementos pré-textuais, os itens obrigatórios são:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação;
  • Resumo na língua vernácula (português);
  • Resumo em língua estrangeira (normalmente, inglês ou espanhol);
  • Sumário.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.