O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Economia e Finanças

EBITDA

A sigla EBITDA representa o termo em inglês “Earnings before interest, taxes depreciation and amortization”, traduzido para o português como LAGIDA – Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Trata-se de um indicador financeiro que tem como objetivo mostrar o resultado de caixa operacional de uma empresa.

Dumping e Antidumping

Dumping e antidumping são expressões utilizadas no contexto do comércio exterior e que tratam da impossibilidade de determinado país estrangeiro vender para o Brasil seus produtos ou serviços a um preço inferior ao do mercado nacional, uma vez que autorizar tal prática no comércio (dumping) seria admitir grave lesão à produção nacional.

BOVESPA

A sigla BOVESPA trata-se Bolsa de Valores de São Paulo. Foi fundada no ano de 1890, no dia 23 de agosto. Atualmente a bolsa é vinculada a Secretaria de Finanças do Governo do Estado de São Paulo.

PDD – Previsão para Devedores Duvisosos

O PDD ou Previsão para Devedores Duvidosos é uma forma de certa organização separar uma quantia em dinheiro para cobrir despesas de clientes inadimplentes. Mesmo realizando essa projeção e colocando-a dessa maneira, não significa que seja propriamente uma despesa, mas sim uma maneira de se resguardar e cumprir com suas obrigações financeiras ao final de cada mês.

Índice de Basiléia

O Índice de Basiléia é a maneira criada para identificar o risco que um indivíduo corre ao investir seu dinheiro em um banco ou em uma corretora. Esse indicador possui o objetivo de informar se uma instituição financeira possui capital suficiente para de arcar com os riscos de perda sem deixar seu cliente no prejuízo, ou seja, serve para apontar a solidez da mesma.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada no meio contábil responsável para controlar a os registros financeiros de uma empresa. Ele serve para verificar todas as entradas e saídas do caixa de uma organização, ou seja, tudo que a empresa recebe e paga em um determinado período de tempo.

Capital Social

O Capital social é o investimento inicial feito pelos sócios ou acionistas de uma empresa. Trata-se de todo o valor investido pelos  investiram em instalações e manutenção das atividades iniciais da empresa antes de seu lucro.