O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Economia e Finanças

Commodities

Os commodities são bens básicos, usados no comércio, intercambiáveis com outras mercadorias do mesmo tipo. Eles são mais frequentemente usados como insumos na produção de outros bens ou serviços.

Inventário

O inventário é um documento onde são listados todos os bens de uma pessoa. Além da pessoa física, também pode ser de uma pessoa jurídica como uma entidade, dessa forma, é possível saber o que existe antes de realizar um balanço real.

CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

A palavra CNPJ é um acrônimo de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, é a sigla para essa identificação. Ele foi criado em julho de 1999, substituindo o antigo CGC. Cada pessoa, seja física ou jurídica deve ter um número de cadastro que o identifica junto a união. No caso das pessoas jurídicas, o nome desse cadastro é o CNPJ.

Pro Rata

Pro rata é um termo em latim, cuja tradução seria equivalente a “medido proporcionalmente”, usado para descrever uma alocação proporcional. Essencialmente, significa que um processo no qual o que está sendo alocado será distribuído em partes iguais.

Azienda

Azienda é uma palavra de origem italiana que está relacionada ao patrimônio, de uma entidade, em movimento para fins econômicos através do elemento humano. O termo pode ser interpretado como o patrimônio de uma empresa que pode se valorizar ou decair em virtude das atitudes administrativas tomadas por seus sócios.

Pró-Labore

O Pro-labore é uma palavra de origem latina e significa “pelo trabalho”. O pró-labore é uma espécie de “salário” que os sócios da sociedade de uma empresa recebem mensalmente, é um cálculo que determina o valor do pagamento adequado de acordo com o trabalho exercido por cada um deles.

Faturamento

O faturamento é um processo que tem como objetivo realizar o levantamento de todo o valor que entrou na empresa em um determinado período, seja por vendas ou prestação de serviço antes de serem rateados. Ou seja, o faturamento é a receita bruta de uma organização.

Alienação Fiduciária

A Alienação Fiduciária trata-se de uma modalidade contratual de compra e venda onde a transferência da propriedade de um bem móvel ou imóvel, só é realizada após o pagamento do valor total estabelecido no contrato, ou seja, o bem permanece alienado (em garantia) até que se encerre a dívida.