O seu Dicionário Jurídico Online

Concurso e Processo Seletivo

Concurso público e processo seletivo são duas ferramentas utilizadas para selecionar candidatos para ocupação de uma certa vaga, em geral ofertada em órgãos públicos. Para entender melhor a diferença entre esses tipos de oportunidade, é necessário conhecer melhor cada um deles.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre faculdade e universidade, igualdade e equidade, e processo e procedimento. Veremos hoje sobre as diferenças entre concurso e processo seletivo.

O que é Concurso Público?

O concurso público está previsto na Constituição Federal, e tem como objetivo selecionar profissionais capacitados a fazerem parte do quadro de pessoal de um órgão durante tempo indeterminado

Obrigatoriamente, seu processo deve incluir, no mínimo, uma prova objetiva ou dissertativa. Dessa maneira, todos os candidatos têm oportunidades iguais de serem aprovados, com base em sua preparação prévia.

Um dos motivos de ser tão almejado é a estabilidade. Apesar de ser conquistada ao longo dos anos, essa estabilidade é positiva tanto para o profissional, que tem remuneração garantida, quanto para o órgão, que não precisa treinar um novo funcionário a cada curto período de tempo.

O que é Processo Seletivo?

Por sua vez, o processo seletivo visa promover contrações temporárias, ou seja, com prazo determinado. Ele não exige que sejam aplicadas provas, mas pode incluí-las. Contudo, o método mais comum de selecionar candidatos em um processo seletivo é a análise de títulos.

Como as vagas nesse tipo de seleção são para atendimento de demandas urgentes, a contratação costuma ocorrer rapidamente.

Apesar de ser uma excelente oportunidade de enriquecer seu currículo, profissional contratado por meio de processo seletivo poderá ser dispensado a qualquer momento, mesmo antes do fim do prazo pré-determinado.

Diferença entre Concurso e Processo Seletivo

Assim, vamos pontuar as principais diferenças entre eles:

  • Estabilidade: o concurso oferece e o processo seletivo não;
  • Método de seleção: o concurso exige prova objetiva ou prova dissertativa, enquanto o processo seletivo pode optar somente por uma análise de títulos.
  • Preparação: em geral, o concurso exige uma preparação prévia dos conteúdos abordados nas provas. Já o processo seletivo, por ser mais emergencial, não exige um longo tempo de preparação.
  • Taxas: no concurso público, será cobrada taxa de inscrição, enquanto no processo seletivo a participação costuma ser gratuita.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.