O seu Dicionário Jurídico Online

Faculdade e Universidade

Quando nos referimos a alguma instituição que oferece ensino superior, é comum utilizarmos os termos faculdade e universidade como sinônimos. Embora sejam palavras que possuem significados parecidos, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre igualdade e equidade, e processo e procedimento. Veremos hoje sobre as diferenças entre faculdade e universidade.

O que é Faculdade?

Faculdade é toda instituição de ensino superior que direciona sua educação a uma determinada área do conhecimento. Ela não oferta uma quantidade ampla de cursos, mas está presente tanto no ensino público quanto no privado.

O que é Universidade?

Por sua vez, a universidade pode ser definida como um conjunto de faculdades, ou seja, uma rede de ensino capaz de ofertar diversos cursos, das diversas mais áreas. Nela, devem estar presentes os três pilares: ensino, pesquisa e extensão.

Existem algumas características capazes de esclarecer as diferenças entre faculdade e universidade, sendo elas definidas pelo Ministério da Educação (MEC). São elas:

  • Corpo docente

Faculdade: um terço de seu corpo docente deve ter especialização, como pós-graduação lato sensu.

Universidade: um terço do corpo docente deve ter mestrado ou doutorado, bem como um terço deve atuar em regime de dedicação exclusiva (trabalhar em tempo integral na instituição).

  • Cursos:

Faculdade: não tem o direito de criar novos cursos sem a autorização do MEC. Os cursos ofertados costumam ser apenas em uma área especifica, por exemplo, a área da saúde (Farmácia, Enfermagem, Bioquímica).

Universidade: não há necessidade de aprovação prévia do MEC para criação de um curso (com exceções). Contudo, essa abertura deverá ser informada ao órgão com um prazo de até 60 dias.

  • Especialização

Faculdade: não precisa oferecer cursos de especialização, mas, caso opte por oferecer, o curso deverá ser de ser pós-graduação lato sensu.

Universidade: precisa oferecer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

De maneira geral, as instituições de ensino superior têm seu início como faculdades, e passam a ser universidades após atingirem as exigências citadas.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.