O seu Dicionário Jurídico Online

Igualdade e Equidade

Os termos igualdade e equidade são comumente usados como sinônimos, apesar de não serem. Para compreender melhor a definição de cada um deles, e assim descobrir suas diferenças, preparamos o artigo abaixo.

Tratamos aqui no dicionário direito também sobre preço e valor, processo e procedimentoquadro e tabela, e resumo e resenha. Hoje veremos a diferença entre igualdade e equidade.

O que é Igualdade?

A igualdade é um ideal buscado desde a Revolução Francesa, sendo uma das palavras presentes em seu lema (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

Por isso, trata-se de um conceito amplo e que está presente em diversos âmbitos. De forma resumida, podemos dizer que a igualdade é a inexistência de diferenças entre duas partes quaisquer (pessoas, grupos, objetos, ideais, etc.).

O que é Equidade?

Por sua vez, a equidade parte do pressuposto de que essas partes comparadas não são iguais. Assim, devem ser julgadas de maneiras diferentes, e a regra para alcançar a equivalência entre elas deve ser sempre ajustada e adaptada para cada caso específico.

Podemos dizer que na igualdade aplica-se uma regra parcial, enquanto na equidade aplica-se uma regra imparcial.

Com o avanço social, a ideia de igualdade tem sido cada vez mais substituída por outros conceitos, já que a sociedade é plural, tornando impossível aplicar uma só regra a todos os indivíduos.

Igualdade e Equidade Exemplos

Um dos maiores exemplos da busca pela equidade é o movimento feminista. Ele parte da ideia de que não há igualdade nem entre homens e mulheres, nem tampouco entre mulheres de diferentes grupos (cor, classe, idade, etc.).

Uma vez que isso faz toda a diferença nas oportunidades que vão ter, é necessário que a luta pelos direitos das mulheres se paute na equidade.

Outro exemplo da diferença entre os dois termos é o Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo que uma pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital, o atendimento será dado àquela com maior necessidade, ou seja, que esteja em estado mais grave.

Garantido atendimento ao mais vulnerável se aplica o princípio da equidade, avançando em direção à igualdade entre ele e os demais.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.