O seu Dicionário Jurídico Online

Preço e Valor

Os termos preço e valor são comumente usados como sinônimos, apesar de não serem. Para identificar suas diferenças, é preciso compreender seus significados, e assim será possível saber em qual situação cada um deve ser empregado.

Vimos recentemente aqui no dicionário direito sobre processo e procedimento, quadro e tabelaresumo e resenha, e anexo e apêndice. Agora veremos qual é a diferença entre preço e valor.

O que é Preço?

O significado de preço é toda quantidade de dinheiro que um consumidor precisa desembolsar para adquirir um produto ou serviço que deseja.

Em geral, ele é identificado na etiqueta, nas vitrines, nos anúncios, entre outros. O mesmo produto ou serviço pode sofrer alteração no preço em diferentes estabelecimentos, e o que vai definir essa diferença é o local onde ele se encontra, o público-alvo, a concorrência e o tempo que o produto está no estoque.

O que é Valor?

Já o significado de valor trata-se de algo mais subjetivo, que pode sofrer alteração de acordo com a vontade e a necessidade do consumidor.

O valor é algo pessoal, diz respeito a sentimentos individuais, e pode variar de acordo com a importância que o consumidor dá para certo produto ou serviço em questão. Já o preço se baseia na necessidade, na relação entre demanda e oferta, e é estipulado visando o lucro.

Mesmo tendo significados diferentes, o valor e o preço andam juntos. Para entender essa relação em termos simples, pense em um colecionador de camisas autografadas que cobra certa quantidade de dinheiro (preço) por uma delas.

Enquanto para um fã de futebol ela terá muito valor, para alguém que não é ligado ao esporte o mesmo objeto pode não ter valor algum.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.