O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Política

Neoliberalismo

O Neoliberalismo é uma ideologia e modelo de política que enfatiza o valor da concorrência no mercado livre. Embora haja um considerável debate sobre as características definidoras do pensamento e prática neoliberal, é mais comumente associado à economia do laissez-faire, que é uma política de interferência governamental mínima nos assuntos econômicos dos indivíduos e da sociedade.

Liberalismo

O liberalismo é uma ideologia que tem como ideais a liberdade de um indivíduo em relação à sociedade e ao Estado, bem como a igualdade de direitos e oportunidades. Apesar de serem complementares, existem dois ramos históricos diferentes do liberalismo: o político e o econômico.

Legitimidade de Poder

A legitimidade é entendida, na ciência política, como a aceitação popular e o reconhecimento pelo público da autoridade de um regime de governo, pelo qual a autoridade tem poder político por meio de consentimento e compreensão mútua, não pela coerção.

Corrupção

A corrupção, também conhecida como corrompimento, é a conduta executada com intenção de avariar outra pessoa para se privilegiar. O ato é um crime, e pode trazer consequências significativas para o infrator.

Capitalismo

Capitalismo é o sistema econômico baseado no aproveitamento de uma classe social por outra, ou seja, é um sistema que se divide em duas classes: a classe dos donos da produção (conhecidos como elite) e a classe dos trabalhadores. O mesmo vem crescendo e se modificando através das crises e do desenvolvimento global.

Facismo

Fascismo é uma ideologia política e movimento de massa que dominou muitas partes da Europa central, sul e oriental entre os anos 1919 e 1945. Ele também teve adeptos na Europa Ocidental, Estados Unidos, África do Sul, Japão, América Latina e no Oriente Médio.

Fake News

O termo “fake news” é uma expressão em inglês que pode ser traduzido para o português como “notícias falsas”. O mesmo é utilizado para caracterizar notícias tendenciosas, muitas vezes apresentadas por meio de manchetes, veiculadas através de imagens, fotos, textos ou áudios.