O seu Dicionário Jurídico Online

Trabalho, Emprego e Serviço

Trabalho, emprego e serviço são atividades realizadas por um indivíduo visando alcançar um certo objetivo. Apesar de serem utilizadas como sinônimos, é importante saber que essas três palavras possuem conceitos diferentes, os quais abordaremos neste artigo.

Aqui no dicionário direito também tratamos sobre raça e etnia, concurso e processo seletivofaculdade e universidade.Agora veremos sobre as diferenças entre trabalho, emprego e serviço.

O que é Trabalho?

Quando um indivíduo executa um conjunto de atividades em busca de alcançar algo que deseja, está realizando um trabalho.

O conceito de trabalho pode ser definido como: um composto de tarefas realizadas com propósito de atingir uma finalidade específica e comprimir metas. Na maioria das vezes, ele tem propósito individual.

Assim sendo, podemos citar como exemplo de trabalho as atividades passadas por um professor aos seus acadêmicos, que precisam cumprir com o que foi proposto para passar de ano.

Outros exemplos são os trabalhos voluntários realizados em asilos, creches, locais de proteção de animais de rua, entre outros, que visam a melhoria das condições desses grupos.

O que é Emprego?

Diferente do trabalho,  o conceito de emprego trata-se de um cargo que uma pessoa ocupa dentro de uma organização, e pelo qual recebe remuneração compatível com as obrigações inerentes a ele.

Não necessariamente um emprego precisa gerar registro, como no caso de empregos informais (vendedores ambulantes, feirantes, pedreiros, entre outros).

Aí resida a grande diferença entre trabalho e emprego: enquanto o segundo é necessariamente remunerado, o primeiro pode ou não ser.

O que é Serviço?

Por fim, temos o conceito de serviço que refere-se a obrigações, individuais ou não, que precisam ser executadas dentro de um prazo determinado.

Na maioria das vezes, os serviços são prestados por pessoas jurídicas que emitem um comprovante fiscal como prova de sua execução.

Assim como no emprego, todo serviço é remunerado. Ele pode ser dividido em duas categorias: público (transporte público, saúde pública e limpeza das ruas); e privado (diarista, montador de imóveis e pintor).

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.