O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Significados

Realismo e Naturalismo

Dentro da literatura brasileira, podemos identificar diversos movimentos culturais, sendo dois dos principais o Realismo e o Naturalismo. Ambos surgiram por volta do mesmo período, mas possuem diferenças significantes, tal como sua estética.

Trabalho, Emprego e Serviço

Trabalho, emprego e serviço são atividades realizadas por um indivíduo visando alcançar um certo objetivo. Apesar de serem utilizadas como sinônimos, é importante saber que essas três palavras possuem conceitos diferentes, os quais abordaremos neste artigo.

Raça e Etnia

Os termos raça e etnia são utilizados quando nos referimos a diferenças entre grupos humanos. Contudo, eles não são sinônimos, nem tampouco levam em conta os mesmos tipos de características. Neste artigo, vamos entender melhor do que se trata cada um e aprender a utilizá-los de maneira correta.

Concurso e Processo Seletivo

Concurso público e processo seletivo são duas ferramentas utilizadas para selecionar candidatos para ocupação de uma certa vaga, em geral ofertada em órgãos públicos. Para entender melhor a diferença entre esses tipos de oportunidade, é necessário conhecer melhor cada um deles.

Faculdade e Universidade

Quando nos referimos a alguma instituição que oferece ensino superior, é comum utilizarmos os termos faculdade e universidade como sinônimos. Embora sejam palavras que possuem significados parecidos, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Preço e Valor

Os termos preço e valor são comumente usados como sinônimos, apesar de não serem. Para identificar suas diferenças, é preciso compreender seus significados, e assim será possível saber em qual situação cada um deve ser empregado.

Processo e Procedimento

Os termos processo e procedimento são comumente empregados com sinônimos. Contudo, seus significados são diferentes e, especialmente no âmbito jurídico, é necessário conhecê-los para para que sejam empregados corretamente.

Expropriação

A expropriação trata-se de uma apropriação que possui respaldo em lei. Ocorre quando há a tomada de algo do proprietário quando há um motivo estabelecido por lei, como na expropriação de propriedades rurais ou urbanas, por exemplo, onde forem constatadas condições de trabalho escravo ou o plantio de plantas psicotrópicas.

Suma Importância

Suma importância pode ser entendido como “de grande importância”, ou “importantíssimo. Trata-se de um termo utilizado em textos e discursos tanto do meio jurídico quanto em outros temas para designar grande relevância naquilo que está sendo discutido.