O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Significados

Prerrogativa e Sujeição

Prerrogativa e sujeição no direito correspondem aos seus respectivos direitos e deveres. Por tratar do interesse público é que a Administração Pública se sujeita à regime jurídico diferenciado daqueles intrínsecos às relações privadas, em que não há interferência ou patrocínio do Estado.

Ônus e Bônus

Quando se fala em ônus e bônus temos dois significados amplamente distintos, enquanto o primeiro trata-se de algo que é exigido de alguém, uma desvantagem, uma conduta em determinado sentido, como por exemplo o ônus de provar seu direito o bônus representa uma vantagem ou conquista, algo a ser adquirido na compra de determinado produto, por exemplo.

Comarca, Vara, Foro, Seção e Circunscrição

Comarca é o território em que um (ou mais) juiz(es) de primeiro grau exerce(m) sua jurisdição. Vara é o nome que se dá ao local de responsabilidade de determinado juiz. Já o foro corresponde ao tribunal, espaço físico onde são tratados os assuntos relacionados à justiça e que não se relaciona diretamente à jurisdição do juiz. A circunscrição é definida pela área de competência em que determinado magistrado atua. A seção judiciária, por sua vez, corresponde à limitação de território no que se refere à jurisdição exercida…

Moção

Moção é uma palavra que se origina do latim "motio" e quer dizer ação, ou ato de mover. No direito, a moção é usada quando um processo, ato, ou decisão é aprovado. Também pode se referir à aprovação de uma pauta em assembleia.

Bacharel

O bacharel trata-se de um título concedido a uma pessoa que possui um grau universitário de formação, diz-se título de Bacharelado. O significado se refere àquele que concluiu o primeiro grau de formação em uma instituição de ensino superior (faculdade).

Brainstorming

O Brainstorming é uma técnica para estimular ideias e soluções criativas por meio de uma discussão em grupo. É um processo por meio do qual um grupo tenta encontrar uma solução para um problema específico, agregando todas as opiniões ou sugestões espontâneas dadas por cada membro individualmente.

Mito

Mito é uma estória tradicional, especialmente relacionada à história de um povo ou que explica algum fenômeno natural ou social, tipicamente envolvendo seres ou eventos sobrenaturais. Heróis, deuses e simbologia são frequentemente usados na criação de mitos.

Exegese

Exegese trata-se de quando por meio de uma explicação, dissertação ou comentário podemos esclarecer o significado um texto. O termo pode ser usado no Direito, bem como em outras áreas de estudo, como em textos religiosos, por exemplo.

Misoginia

Misoginia é um termo utilizado para caracterizar o ódio contra mulheres, podendo ser manifestado por meio da agressão física, moral, sexual ou psicológica. Esse fenômeno tem origens que apontam para a mitologia grega, por meio da qual se pregava que os homens viviam em harmonia com Deus até o surgimento da primeira mulher, Pandora, que trouxe consigo todos os males existentes.

Sociologia

O termo sociologia poder ser definido de várias maneiras por diferentes tipos de sociólogos, mas a mais comum está relacionada com o estudo dos fenômenos dos fatos sociais, ou seja, das relações de interdependência dos seres humanos.