O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Significados

Grupo e Equipe

As expressões grupo e equipe, ao contrário do que muitos acreditam, possuem significados opostos. Seja no âmbito das organizações ou no âmbito pessoal, é necessário compreender seus conceitos para diferenciá-los.

Atacado e Varejo

No comércio, existem duas maneiras de adquirir produtos: atacado e varejo. Suas diferenças estão ligadas ao público alvo, ao valor das mercadorias e à quantidade mínima de produtos adquiridos em uma só compra.

Realismo e Naturalismo

Dentro da literatura brasileira, podemos identificar diversos movimentos culturais, sendo dois dos principais o Realismo e o Naturalismo. Ambos surgiram por volta do mesmo período, mas possuem diferenças significantes, tal como sua estética.

Trabalho, Emprego e Serviço

Trabalho, emprego e serviço são atividades realizadas por um indivíduo visando alcançar um certo objetivo. Apesar de serem utilizadas como sinônimos, é importante saber que essas três palavras possuem conceitos diferentes, os quais abordaremos neste artigo.

Raça e Etnia

Os termos raça e etnia são utilizados quando nos referimos a diferenças entre grupos humanos. Contudo, eles não são sinônimos, nem tampouco levam em conta os mesmos tipos de características. Neste artigo, vamos entender melhor do que se trata cada um e aprender a utilizá-los de maneira correta.

Concurso e Processo Seletivo

Concurso público e processo seletivo são duas ferramentas utilizadas para selecionar candidatos para ocupação de uma certa vaga, em geral ofertada em órgãos públicos. Para entender melhor a diferença entre esses tipos de oportunidade, é necessário conhecer melhor cada um deles.

Faculdade e Universidade

Quando nos referimos a alguma instituição que oferece ensino superior, é comum utilizarmos os termos faculdade e universidade como sinônimos. Embora sejam palavras que possuem significados parecidos, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Preço e Valor

Os termos preço e valor são comumente usados como sinônimos, apesar de não serem. Para identificar suas diferenças, é preciso compreender seus significados, e assim será possível saber em qual situação cada um deve ser empregado.