O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Significados

Moção

Moção é uma palavra que se origina do latim "motio" e quer dizer ação, ou ato de mover. No direito, a moção é usada quando um processo, ato, ou decisão é aprovado. Também pode se referir à aprovação de uma pauta em assembleia.

Bacharel

O bacharel trata-se de um título concedido a uma pessoa que possui um grau universitário de formação, diz-se título de Bacharelado. O significado se refere àquele que concluiu o primeiro grau de formação em uma instituição de ensino superior (faculdade).

Brainstorming

O Brainstorming é uma técnica para estimular ideias e soluções criativas por meio de uma discussão em grupo. É um processo por meio do qual um grupo tenta encontrar uma solução para um problema específico, agregando todas as opiniões ou sugestões espontâneas dadas por cada membro individualmente.

Mito

Mito é uma estória tradicional, especialmente relacionada à história de um povo ou que explica algum fenômeno natural ou social, tipicamente envolvendo seres ou eventos sobrenaturais. Heróis, deuses e simbologia são frequentemente usados na criação de mitos.

Exegese

Exegese trata-se de quando por meio de uma explicação, dissertação ou comentário podemos esclarecer o significado um texto. O termo pode ser usado no Direito, bem como em outras áreas de estudo, como em textos religiosos, por exemplo.

Misoginia

Misoginia é um termo utilizado para caracterizar o ódio contra mulheres, podendo ser manifestado por meio da agressão física, moral, sexual ou psicológica. Esse fenômeno tem origens que apontam para a mitologia grega, por meio da qual se pregava que os homens viviam em harmonia com Deus até o surgimento da primeira mulher, Pandora, que trouxe consigo todos os males existentes.

Sociologia

O termo sociologia poder ser definido de várias maneiras por diferentes tipos de sociólogos, mas a mais comum está relacionada com o estudo dos fenômenos dos fatos sociais, ou seja, das relações de interdependência dos seres humanos.

Feminismo

Feminismo é um movimento que luta pela equidade de direito entre todos os gêneros através da promoção do direito das mulheres e libertação do patriarcado. O movimento feminista é composto por uma série pensamentos, filosofias e teorias que buscam alcançar os direitos objetivos e subjetivos das mulheres a fim de atingir essa igualdade.

Logradouro

Logradouro é um termo com diversos significados, mais comumente utilizado no Brasil pelo ponto de vista urbanista para indicar locais que acesso público, onde todos os cidadãos possuem o direito de circular.

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo derivado do latim sustentare que significa favorecer, conservar, apoiar. Refere-se ao processo de manutenção da mudança em um ambiente equilibrado, no qual fatores como a direção dos investimentos, exploração de recursos, mudança institucional, entre outros, aumentam o potencial presente e futuro de atender as necessidades e aspirações humanas.

Artigo, Parágrafo, Inciso e Alínea

Artigo, Parágrafo, Inciso e Alínea são expressões utilizadas em textos de lei para demarcar o início e fim de uma pauta tratada em um texto de lei. Estas expressões são transcritas na legislação por meio dos seguintes caracteres: "Art." - para Artigos;  "§ ou Parágrafo Único" - para Parágrafos; "I,II,III...XX..." - para Incisos e "a), b), c)...g)..." - para alíneas.