O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Significados

Faculdade e Universidade

Quando nos referimos a alguma instituição que oferece ensino superior, é comum utilizarmos os termos faculdade e universidade como sinônimos. Embora sejam palavras que possuem significados parecidos, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Preço e Valor

Os termos preço e valor são comumente usados como sinônimos, apesar de não serem. Para identificar suas diferenças, é preciso compreender seus significados, e assim será possível saber em qual situação cada um deve ser empregado.

Processo e Procedimento

Os termos processo e procedimento são comumente empregados com sinônimos. Contudo, seus significados são diferentes e, especialmente no âmbito jurídico, é necessário conhecê-los para para que sejam empregados corretamente.

Expropriação

A expropriação trata-se de uma apropriação que possui respaldo em lei. Ocorre quando há a tomada de algo do proprietário quando há um motivo estabelecido por lei, como na expropriação de propriedades rurais ou urbanas, por exemplo, onde forem constatadas condições de trabalho escravo ou o plantio de plantas psicotrópicas.

Suma Importância

Suma importância pode ser entendido como “de grande importância”, ou “importantíssimo. Trata-se de um termo utilizado em textos e discursos tanto do meio jurídico quanto em outros temas para designar grande relevância naquilo que está sendo discutido.

In Verbis

O termo In Verbis significa em uma tradução direta “em termos” ou “nestes termos”. Trata-se de uma expressão em latim utilizada quando se faz uma transcrição de um texto jurídico - decisão judicial, por exemplo - ou artigo de uma lei.

Incoterms

O termo Incoterms do inglês International Commercial Terms ou, traduzindo, Termos Internacionais de Comércio são como cláusulas presentes em um contrato de compra e venda internacional, uma vez que têm por escopo definir os direitos e obrigações das partes contratantes, quais sejam exportador e importador.

Demurrage

Demurrage consiste em termo jurídico utilizado no Direito Marítimo e corresponde a uma espécie de multa também denominada de “sobre-estadia”, aplicada como uma forma de compensar pelo atraso na liberação de navio carregado ou descarregado ou, não sendo caso de navio, de perda de prazo envolvendo contêineres.

Funcionário PcD

Um funcionário PcD é aquele que possui algum tipo de deficiência ou limitação permanente física intelectual auditiva ou visual, e que é contratado através do sistema de cotas. PcD significa pessoa com deficiência, e o termo é atribuído a quem possua deficiências físicas ou cognitivas, ou ambas ao mesmo tempo.