O seu Dicionário Jurídico Online

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma forma de empréstimo cedido pelas instituições financeiras para pessoas físicas ou jurídicas. Ao receber um cartão, o usuário possui um limite de crédito e pode comprar o que desejar desde que não ultrapasse o valor pré-estabelecido.

Em outros temas aqui no dicionário direito vimos sobre sobre PGBL e VGBL, Ted e DocPagamento em EspécieIPCAtaxa selic. Hoje veremos o que é cartão de crédito, para que serve e quais as vantagens.

Ter um cartão de crédito é ter acesso a dinheiro de forma rápida, não é mesmo? Mas você sabe como um cartão de crédito funciona?

Entender como o sistema de crédito funciona é importante para não ter prejuízos no futuro. Leia o texto até o final e entenda de uma vez por todas como o cartão pode te ajudar no seu dia a dia.

Para que Serve o Cartão de Crédito?

O cartão de crédito serve para oferecer a opção de compra ao consumidor mesmo que ele esteja sem dinheiro no momento.

Ao adquirir um cartão de crédito, o portador possui até 40 dias para usar uma o crédito. Se a pessoa pagar o valor que consumiu dentro do prazo do vencimento da fatura nenhuma taxa extra é inserida no boleto seguinte.

Como a Operadora do Cartão Lucra?

O lucro das entidades que administram o cartão de crédito é obtido através das taxas. Uma empresa de cartão de crédito gera renda de três formas diferentes:

  • Cobrando taxas do comércio a cada vez que um cliente paga usando o cartão. Essa taxa também é conhecida como taxa de intercâmbio;
  • Ao acrescentar juros para o pagamento em atraso da fatura, também são adicionados juros quando o pagamento da fatura é feito em valor menor que o máximo;
  • Outras tarifas como anuidade.

Como Conseguir um Cartão de Crédito?

Para conseguir um cartão de crédito é preciso procurar uma instituição financeira. Bancos podem oferecer aos clientes a opção de ter um cartão de crédito.

Cada cartão possui uma bandeira, que é o seu nome comercial. Quando ouvimos Visa ou MasterCard são nomes de bandeiras conhecidas de cartões de crédito.

Após analisar sua renda e seus gastos já existentes o banco decide qual cartão é o ideal para o seu perfil e define o limite bem como o valor da anuidade.

Vantagens do Cartão de Crédito

Agora veremos algumas vantagens do cartão de crédito. O cartão pode resolver problemas financeiros em uma emergência quando não se tem o valor para pagar no momento de um gasto inesperado.

Outra vantagem é poder comprar a prazo e não pagar juros já que a compra no cartão na maioria das vezes possui o mesmo preço de a vista.

Muitas pessoas compram com o cartão de crédito para ganhar pontos e trocar por descontos e vantagens em estabelecimentos conveniados a bandeira do cartão.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.