O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Termos Jurídicos em Latim

Pró-Labore

O Pro-labore é uma palavra de origem latina e significa “pelo trabalho”. O pró-labore é uma espécie de “salário” que os sócios da sociedade de uma empresa recebem mensalmente, é um cálculo que determina o valor do pagamento adequado de acordo com o trabalho exercido por cada um deles.

A Latere

A Latere é uma palavra latina usada em diversos contextos, sendo que seu significado literal é “ao lado”. No meio jurídico, a expressão é frequentemente usada para se referir à uma argumentação que corrobora com o fato principal, mas não é obrigatoriamente ligada a ele.

A Fortiori

A fortiori é proveniente do latim, sendo a versão incompleta da expressão “a fortiori ratione”, cuja tradução livre seria “por motivo de uma razão mais forte”. A mesma se aplica a situações na qual, se uma coisa é verdadeira, pode-se inferir que uma segunda coisa é ainda mais seguramente verdadeira.

Ex Nihilo Nihil Fit

O termo em latim Ex nihilo nihil fit, significa “do nada, nada acontece” ou, em termos mais simples, nada surge do nada. A expressão foi primeiro argumentada pelo filósofo grego Parménides. A ideia foi também expressa pelo filósofo e poeta romano Lucretius em seu primeiro livro, De Rerum Natura.

Ad Nutum

Ad Nutum é um termo em latim que diz respeito a algo que é revogável pela vontade de um só parte; resolvido em juízo exclusivo da autoridade administrativa competente - em casos de demissão de funcionário público não estável.

Sui Generis

O termo Sui Generis é uma expressão em latim usada no direito para "próprio gênero", ou seja, o que é de uma espécie única. Contudo, seu uso não se restringe ao meio jurídico, podendo ser utilizada para qualquer outro meio onde há uma identidade única, como substâncias, rochas e até mesmo algumas doenças.