O seu Dicionário Jurídico Online

Ipisis literis e Ipsis Verbis

Ipisis literis e Ipsis Verbis são expressões em latim amplamente usadas no mundo jurídico. Enquanto a primeira significa "pelas mesmas palavras" a segunda trata-se de "pelas mesmas letras".

Aqui no dicionário direito tratamos também sobre os termos Res Non Verba, in locoNodum Conceptus. Neste artigo veremos o significado de Ipsis Literis e Ipsis Verbis.

Diferença entre Ipisis literis e Ipsis Verbis

Embora usadas como sinônimos, Ipisis literis e Ipsis Verbis são expressões que possuem significados distintos, uma vez que, traduzindo para a língua portuguesa, Ipsis literis significa “pelas mesmas letras”, enquanto Ipsis verbis seria “pelas mesmas palavras”.

Enquanto a primeira se refere a similaridade entre texto, ou seja linguagem escrita, a última diz respeito a falas idênticas, em uma linguagem oral.

De todo modo, ainda que não possuam o mesmo significado, muitas vezes ambas são utilizadas no sentido de “literalmente”.

Exemplos de Ipisis literis e Ipsis Verbis

Comum exemplo de Ispisis Literis e Ipisis Verbis de aplicação das expressões ora estudadas na prática forense pode ser visualizado quando durante a escrita de uma peça processual é necessário copiar excerto de jurisprudência.

Nesse caso, usa-se ipisis literis, já que se está reproduzindo fielmente texto escrito.

Por outro lado, sendo a cópia fiel de uma sentença proferida oralmente em audiência, o correto é utilizar a expressão ipisis verbis.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.