In Situ

In situ é uma expressão em latim que, traduzindo para o português, significa “no local”. Também significa "no lugar", "no próprio lugar", "no próprio local", e que também pode ser tratada como sinônimo de "in loco".

Já vimos aqui no dicionário direito também sobre os termos Ipsis Literis e Ipsis Verbis, Res Non Verbain loco. Hoje veremos o significado de in situ.

In situ x Ex situ

Outra expressão muito utilizada é o Ex situ a qual é o antônimo de in situ, podendo ser traduzida para “fora do local” ou “fora do lugar”.

In situ x In loco

In situ e in loco são expressões sinônimas, ambas se traduzindo em “no local” ou “no lugar”.

Na prática forense, a expressão in loco é comumente utilizada no contexto das perícias técnicas tão valiosas ao processo trabalhista, referindo-se àquelas perícias que são realizadas no próprio local de trabalho do obreiro.

No que se refere às provas a serem utilizadas para instrução nos autos do processo do trabalho, a perícia in loco costuma ganhar mais importância, como seria o caso, por exemplo, de uma ação trabalhista que tem por objeto a percepção de adicional de insalubridade.

Assim, é realizada perícia no próprio local de trabalho do obreiro a fim de constatar a presença ou não de agentes insalubres a justificar o pedido da reclamação trabalhista.

Não havendo constatação de agentes insalubres no laudo técnico elaborado pelo perito responsável pela perícia in loco, não há também que se falar no recebimento do adicional de insalubridade.

Exemplos de In Situ

Veremos agora alguns exemplos in situ:

Os testes serão realizados in situ.

As aulas de serão realizadas in situ.

As provas foram encontradas in situ do crime.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.