INPC
O INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor, tem como propósito medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumido pela população de baixo rendimento.
Aqui no dicionário direito tratamos também sobre ativo e passivo, Taxa e Tarifa, e EBITDA. Veremos hoje sobre o significado de INPC, para que serve e como é calculado.
É possível saber se os preços aumentaram ou diminuíram de um mês para o outro, verificando e corrigindo poder de compra dessa parcela da população.
Para que Serve o INPC?
O índice é utilizado como referência para reajuste salarial das famílias abrangidas por ele, ou seja, aquelas que recebem entre um e cinco salários mínimos por mês.
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é responsável por realizar a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), através da qual são identificados os produtos e os serviços mais consumidos, e quanto do rendimento familiar é gasto em cada um deles.
Alguns exemplos desses serviços e produtos são: arroz, feijão, bebidas, roupas, habitação, educação, dentistas, médicos, passagens de ônibus e brinquedos.
Como é Calculado o INPC?
A pesquisa para chegar ao INPC é realizada pelo IBGE através de coleta de dados fornecidos pelo SNIPC – Sistema Nacional de Índices e Preços ao Consumidor no primeiro e último dia de cada mês.
Esses dados vêm de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e internet.
No estudo, são considerados apenas os trabalhadores assalariados que moram e atuam nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e no Distrito Federal.