Subsídio

O subsídio é um auxílio dado pelo Estado, entidade privada ou pessoa física para que uma pessoa física ou jurídica possa desenvolver atividade que seja de interesse coletivo.  Conheça os principais tipos de subsídio no Brasil e suas finalidades.

Aqui no dicionário direito  também vimos sobre DFC, EPP – empresa de pequeno portesetor de recursos humanos, e setor administrativo. Veremos agora sobre o significado de subsídio.

Origem de Subsídio

A palavra subsídio possui sua origem no latim subsidium. A expressão era usada no latim como uma situação onde a pessoa se abaixa ou se esconde a fim de esperar o melhor momento para agir.

Com o passar do tempo o termo se modificou e ganhou um significado financeiro. Nos dias de hoje, o subsídio nada mais é do que um valor fixo passado pelo governo geralmente para garantir avanços que alavanquem a economia e qualidade de vida.

Subsídio na Agricultura

O setor agrícola atravessa algumas adversidades entre uma colheita e outra. Sob o mesmo ponto de vista, o Estado pode criar subsídios para os produtores e empresários do setor.

Uma vez que o subsídio tem por consequência a redução do preço final dos insumos para o consumidor, a sociedade capitalista sugere que tais medidas sejam usadas com cautela.

Países que são exportadores, se receberem diversos subsídios acabarão tendo preços inalcançáveis para seus concorrentes no mercado internacional. Então, existem regras para evitar que a política de subsídios de uma nação não venha a atrapalhar seus concorrentes diretos.

Subsídio Imobiliário

No Brasil, famílias de baixa renda podem obter abatimento para a compra de imóveis através de subsídios imobiliários.

Em tempos de crise, o subsídio imobiliário ajuda o setor a se manter aquecido conseguindo clientes que, normalmente, não teriam condições de adquirir uma casa ou apartamento.

Subsídio do Diesel

Para controlar o preço do combustível dos veículos de carga o governo usa o subsídio do diesel.

Essa atitude consegue controlar os custos internos pagando uma parte do gasto nas etapas de refino e comercialização do diesel para o consumidor.

Sinônimos de Subsídio

  • Custeio;
  • Incentivo;
  • Subvenção;
  • Assistência;
  • Financiamento.

Exemplos de Subsídio

Veremos abaixo alguns exemplos de uso de subsídio utilizados em textos:

O governo sancionará um decreto que concederá subsídio aos fazendeiros do setor de grãos.

Os subsídios serão concedidos até o final do ano fiscal.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.