O seu Dicionário Jurídico Online

Ativo e Passivo

Ativo e passivo fazem parte das operações contábeis de uma organização, mas também podem ser utilizadas para controle financeiro pessoais. Apesar de opostos, podem causar confusão durante seu lançamento no balanço patrimonial. Por isso, este artigo visa abordar seus aspectos e diferenças.

Já falamos aqui no dicionário direito sobre Taxa e Tarifa, EBITDACartão de CréditoPGBL e VGBL. Veremos hoje sobre o significado de Ativo e Passivo, e suas diferenças.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é um relatório contábil que visa identificar como está uma empresa nos aspectos financeiros e econômicos. Os ativos e os passivos são lançados neste relatório, em colunas opostas, sendo o ativo do lado esquerdo e o passivo do lado direito.

No campo destinado ao ativo é preciso lançar todos os saldos positivos, e no passivo todos os negativos.

Assim sendo, os ativos são classificados como toda operação de bens e direitos de uma determinada empresa, e os passivos são classificados como todos os saldos de obrigação da mesma.

Diferença entre Ativo e Passivo

Os ativos são divididos em subgrupos, sendo: ativo circulante e ativo não circulante. Já os subgrupos dos passivos são: passivo circulante e passivo não circulante, sendo que neste último também é possível encontrar o patrimônio líquido.

  • Ativo circulante: são todos os bens e direitos monetizados em curto prazo, sendo: bancos, estoque, caixa, contas a receber, títulos, entre outros.
  • Ativo não circulante: são todos os bens que demoram para serem monetizados, por exemplo: veículos, imóveis, contas a receberem a longo prazo. Os ativos não circulantes são divididos em quatro grupo: investimentos, imobilizados, intangíveis e realizáveis a longo prazo.
  • Passivo circulante: são todas as obrigações que precisam ser pagas em curto prazo, como fornecedores, impostos, folhas de ponto, água, energia, internet e aluguel.
  • Passivo não circulante: são todas as obrigações de longo prazo, como os financiamento e empréstimos.
  • Patrimônio líquido: é a subtração do ativo com o passivo, e estabelece se a empresa está em situação negativa ou positiva.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.