O seu Dicionário Jurídico Online

EBITDA

A sigla EBITDA representa o termo em inglês “Earnings before interest, taxes depreciation and amortization”, traduzido para o português como LAGIDA – Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Trata-se de um indicador financeiro que tem como objetivo mostrar o resultado de caixa operacional de uma empresa.

Já vimos aqui no dicionário direito sobre Cartão de Crédito, PGBL e VGBLIPCAtaxa selic. Hoje veremos o que é EBITDA, para que serve, seu conceito e fórmula de cálculo.

Conceito de EBITDA

O Conceito de EBITDA trata-se da amostra do resultado do negócio antes da aplicação da tributação sobre a renda.

Ele é bastante utilizado pelas empresas de capital aberto e analistas de mercados para avaliar a evolução e o potencial de geração de caixa de uma organização.

Como Calcular EBITDA?

Fórmula: A fórmula para calcular o EBITDA é a seguinte: realizar a seguinte conta:

EBITDA = Lucro Operacional antes do Imposto de Renda e Receita/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização.

Para saber de onde tirar esse valor é necessário saber identificar o que são cada um desses itens.

  • Lucro operacional antes do Imposto de Renda e Receita/Despesa Financeira: é encontrado na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) da empresa, e equivale ao lucro já isento de todos os juros e impostos.
  • Juros: é um percentual cobrado sobre um determinado valor que foi emprestado por um determinado período. Esse montante também pode ser cobrado com relação a atraso de pagamento.
  • Impostos: é um tributo obrigatório que deve ser pago ao governo sobre qualquer produto ou serviço adquirido, visando contribuir com o pagamento dos gastos administrativos do Estado.
  • Depreciação: é a perda de valor de um produto que já foi comprado. É a redução de valor cobrado sobre um produto que já foi utilizado sofreu mudanças naturais, a exemplo dos veículos e dos móveis.
  • Amortização: é a redução de uma divida que está sendo paga por meio parcial. Cada vez que uma parcela é quitada, o saldo devedor fica menor.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.