EBITDA
A sigla EBITDA representa o termo em inglês “Earnings before interest, taxes depreciation and amortization”, traduzido para o português como LAGIDA – Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Trata-se de um indicador financeiro que tem como objetivo mostrar o resultado de caixa operacional de uma empresa.
Já vimos aqui no dicionário direito sobre Cartão de Crédito, PGBL e VGBL, IPCA, taxa selic. Hoje veremos o que é EBITDA, para que serve, seu conceito e fórmula de cálculo.
Conceito de EBITDA
O Conceito de EBITDA trata-se da amostra do resultado do negócio antes da aplicação da tributação sobre a renda.
Ele é bastante utilizado pelas empresas de capital aberto e analistas de mercados para avaliar a evolução e o potencial de geração de caixa de uma organização.
Como Calcular EBITDA?
Fórmula: A fórmula para calcular o EBITDA é a seguinte: realizar a seguinte conta:
EBITDA = Lucro Operacional antes do Imposto de Renda e Receita/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização.
Para saber de onde tirar esse valor é necessário saber identificar o que são cada um desses itens.
- Lucro operacional antes do Imposto de Renda e Receita/Despesa Financeira: é encontrado na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) da empresa, e equivale ao lucro já isento de todos os juros e impostos.
- Juros: é um percentual cobrado sobre um determinado valor que foi emprestado por um determinado período. Esse montante também pode ser cobrado com relação a atraso de pagamento.
- Impostos: é um tributo obrigatório que deve ser pago ao governo sobre qualquer produto ou serviço adquirido, visando contribuir com o pagamento dos gastos administrativos do Estado.
- Depreciação: é a perda de valor de um produto que já foi comprado. É a redução de valor cobrado sobre um produto que já foi utilizado sofreu mudanças naturais, a exemplo dos veículos e dos móveis.
- Amortização: é a redução de uma divida que está sendo paga por meio parcial. Cada vez que uma parcela é quitada, o saldo devedor fica menor.