O seu Dicionário Jurídico Online

Taxa Selic

A Taxa Selic trata-se da abreviação do termo Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, nele são feitas negociações com títulos públicos federais. Dessa forma a Selic ajuda a manter a infraestrutura financeira administrada pelo Banco Central.

Toda pessoa que possui investimentos ou deseja ter rentabilidade no futuro deve conhecer a taxa Selic para conseguir ser bem-sucedido nas aplicações que fizer.

Já vimos também aqui no dicionário direito sobre sacado e cedente, TED e DOC quanto tempo demora, e market share. Hoje trataremos sobre significado de taxa Selic, como funciona, qual a importância, tipos, e sua relação com a inflação.

Qual a importância da taxa Selic?

De acordo com o Banco Central, a taxa Selic serve para controlar a inflação. Então, por ser a taxa básica de juros brasileira o que acontece com a Selic acaba refletindo em todos as outras taxas de juros do nosso dia a dia.

Que taxas são influenciadas pela taxa Selic?

  • Financiamentos bancários;
  • Rentabilidade de aplicações financeiras;
  • Empréstimos para pessoa física ou jurídica.

Tipos de Taxa Selic

Considerando o período de negociações que a Selic aconteceu a taxa pode ter três tipos diferentes.

Taxa Selic Over ou Overnight

É a taxa Selic overnight ou Selic over trata-se de uma taxa de curto prazo, contempla as movimentações bancárias realizadas nas últimas 24 horas.

Taxa Selic Meta

A Selic meta é a taxa que envolve as transações durante 45 dias. Essa Selic é a mais usada pelos bancos na hora de realizar empréstimos.

A taxa Selic meta é estabelecida através da reunião do Copom. O Comitê de Política Monetária se reúne para estabelecer como será a taxa que irá nortear a economia.

Taxa Selic Anual

taxa Selic anual é o índice estimado pelo Copom para a taxa durante o ano em exercício. Vale lembrar que esse valor é uma estimativa, ou seja, uma meta que deve ser alcançada para garantir o equilíbrio financeiro do país.

O que acontece quando a Selic sobe?

Quando a taxa Selic está alta acontece o desaquecimento da economia e a diminunição do consumo. O fenômeno influencia na inflação e é explicado porque com juros altos poucas pessoas se animam a comprar, já que parcelamentos e empréstimos ficam mais caros e difíceis de serem aprovados pelos bancos.

O que acontece quando a taxa Selic desce?

Com a Taxa Selic baixa acontece o aquecimento da economia e o aumento do consumo. Quando a Selic cai, geralmente a inflação também está em patamares baixos, junto com ela diminuem os juros bancários, e a oferta de crédito fica mais acessível a quem deseja adquirir um bem.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.