O que é Monografia? Como Fazer? Significado, Estrutura, Características, Finalidade
Monografia é um substantivo da língua portuguesa, composto por dois morfemas de origem grega (mono e grafia). Trata-se de um trabalho científico elaborado sobre uma temática específica.
Já tratamos aqui também no dicionário direito sobre diploma legal, ofício e memorando, e quadro e tabela. Trataremos hoje sobre o que é monografia, significado, finalidade, e como fazer.
Monografia Significado
A monografia é um documento que deve ser escrito por um único autor. Nesse sentido a monografia deve ser realizada no formato de trabalho monográfico.
Em uma tradução livre, o significado de monografia trata-se de “mono” um só, o que é único, já “grafia” é relacionado a escrita. Então, monografia quer dizer algo escrito por uma só pessoa.
Também é aceita como artigo científico onde são detalhados os resultados completos sobre uma pesquisa que pode ser uma delimitação de campo ou um recorte da realidade global.
Qual a Finalidade da Monografia?
A monografia deve ser elaborada, na etapa final de uma graduação ou pós-graduação. Além de decidir o tema a ser abordado e pesquisado, o aluno deve escolher se irá apresentá-lo no formato de trabalho monográfico ou como artigo científico.
Ela serve para medir o grau de conhecimento adquirido e a capacidade de encapsula-lo em um trabalho acadêmico (monografia) ao tempo que este também deva ser utilizado como uma apresentação do saber e capacidade de pesquisa do formando.
Como Fazer uma Monografia?
Para se escrever uma monografia, deve-se criar o pré-projeto.
Essa fase é um esboço com o tema e o objetivo escolhido. Somente após a aprovação do projeto é que se inicia a monografia.
Embora escrever uma monografia seja trabalhoso e demande um bom tempo de pesquisas é importante lembrar que ela deve ser feita sob a observação e correção de um orientador.
Veremos agora as características e a estrutura de uma monografia.
Estrutura de uma Monografia
A formatação estrutura de uma monografia, deve ser feita seguindo as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
De acordo com a ABNT, o trabalho monográfico tem que ter uma estrutura determinada e obrigatória incluindo:
- Introdução;
- Metodologia;
- Discussão dos resultados;
- Citações;
- Referências a outros trabalhos pesquisados;
- Bibliografia correta.
Introdução
A introdução, como o nome diz, apresenta o problema e os objetivos da pesquisa.
Após são feitos os capítulos teóricos, metodológicos e de análise dos dados.
Conclusão
Na conclusão, as considerações finais encerram a monografia. Destaque para as contribuições conseguidas durante a realização do trabalho para o campo científico e, finalmente as referências que foram usadas como embasamento teórico.
Características
Deve-se começar uma monografia pelos elementos pré-textuais, os itens obrigatórios são:
- Capa;
- Folha de rosto;
- Folha de aprovação;
- Resumo na língua vernácula (português);
- Resumo em língua estrangeira (normalmente, inglês ou espanhol);
- Sumário.