Administrador

O administrador é o profissional encarregado de organizar toda a instituição de maneira a fazer com que a mesma tenha suas metas e seus objetivos alcançados de forma eficiente, gerando lucro.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito vimos sobre setor de ti, missão, visão e valoresmeta e objetivo. Agora veremos sobre a profissão de administrador, o que faz, onde atua, como se tornar e quando se comemora.

Onde Atua o Administrador?

Veremos agora onde atua o administrador. Dentre as muitas possibilidades de atuação deste profissional dentro de uma empresa, podemos destacar as seguintes:

  • Recursos Humanos
  • Logísticas e Compras
  • Marketing
  • Produção
  • Vendas
  • Financeiro
  • Administração Hospitalar
  • Consultoria
  • entre outras.

As tarefas assumidas por ele vão variar com a área, mas sempre incluem gerenciamento, seja de pessoas, recursos materiais ou recursos financeiros.

Como se Tornar um Administrador?

Para se tornar um administrador e ocupar este cargo, o indivíduo deve possuir graduação em Administração ou áreas afins. Contudo, para ser administrador em uma empresa é necessário que se obtenha experiência trabalho na função, o que só é adquirido com algum tempo de mercado.

O piso salarial de um administrador é de R$ 4.100,83, mas a remuneração pode variar de acordo com a região, carga horária assumida, tipo de contratação (CLT ou PJ) e tempo de experiência do profissional.

Como Atua um Administrador?

Ao realizar suas tarefas, um administrador normalmente se baseia em um quadro de funções administrativas.

Conhecido como PODC, ele é composto pelas seguintes siglas:

  1. Planejar: passo no qual o profissional irá definir as metas e os objetivos a serem alcançados, e em quanto tempo eles devem ser atingidos.
  2. Organizar: após definir onde a empresa quer chegar e qual o prazo para para que isso ocorra, o administrador irá dividir as tarefas por seus departamentos, de acordo com cada necessidade.
  3. Dirigir: o profissional irá verificar se os colaboradores estão executando as atividades como o desejado, e auxiliá-los caso necessário.
  4. Controlar: por fim, ele irá controlar todo o processo, verificando se o objetivo foi alcançado ou não. Caso não consiga atingir o objetivo, o ciclo deve ser reiniciado, com a adoção de todas as mudanças necessárias observadas durante sua realização.

Dia do Administrador

dia do administrador é comemorado em 9 de setembro, essa data foi escolhida para lembrar que esse foi o dia em que a profissão de administrador foi regulamentada em lei.

Em 9 de setembro de 1965 o profissional da administração teve seu trabalho formalizado, através da instituição da Lei nº 4.769.

Desta forma, o dia 9 de setembro dia do administrador foi escolhida como forma de prestar homenagem a todos os profissionais da administração.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.