Matéria Prima
A matéria prima é todo o material natural que está agregado a um produto e que é empregado em sua fabricação, se tornando parte dele. Ou seja, nada mais é do que o material base utilizado através de um processo para se tornar um produto finalizado.
É bastante confundida com insumo, apesar de não serem a mesma coisa. O insumo é todo material empregado em um processo de produção de um produto, mas não necessariamente faz parte do mesmo.
Por isso, a matéria prima é um tipo de insumo, mas as máquinas e os demais materiais utilizados na produção do produto finalizado também são.
Tipos de Matéria Prima
As matérias primas podem ser extraídas de três tipos de origens, sendo elas: animal, vegetal e mineral.
Origem Animal
As de origem animal são uma fonte que proporciona uma grande diversidade de matéria prima. Exemplo: leite, carne lã e couro para fabricação de roupas, bolsas, sapatos, e muito mais.
Origem Vegetal
As matérias primas de origem vegetal são extraídas da natureza, a exemplo do cacau utilizado para fazer o chocolate; das madeiras usadas na fabricação de móveis; e do algodão das roupas.
Origem Mineral
Também existem matérias primas preciosas de origem mineral, tais como o cobre, o bronze, ferro e ouro. Elas são extraídas do solo e podem ser utilizadas na criação de joias, no ramo da estética e na fabricação de utensílios.
Matéria Prima e o Preço dos Produtos
Na hora de calcular o preço de um produto, a matéria prima utilizada em sua fabricação faz toda a diferença.
Esse valor é estipulado desde a sua extração, que pode demandar custos altos com maquinário ou um tempo elevado até estar pronta. Esse preço, que inclui ainda o processo de produção do produto final, será repassado para o consumidor.
É importante ter cuidado com seu desperdício, já que algumas delas existem em quantidade limitada na natureza. É o exemplo do petróleo, utilizado na produção de combustível, plásticos, borrachas, entre outros.