O seu Dicionário Jurídico Online

Gestão

A gestão é um ramo de estudo que visa organizar todas as etapas de um processo com o objetivo de fazer com que uma organização alcance uma meta estabelecida.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos também sobre Simples Nacional, Capitalismo e Razão Social. Veremos hoje o que é gestão, suas principais funções e os seus níveis.

O termo gestão costuma ser usado apenas dentro das organizações, mas também pode ser aplicado nos objetivos pessoais. Para gerir ou administrar, também é necessário estabelecer quais os recursos disponíveis.

Funções da Gestão

As quatro funções da gestão são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas estão ligadas uma às outras e se influenciam em todos os sentidos, criando uma direção para que o objetivo seja atingido com a maior eficiência possível.

Tais funções também chamadas de administrativas, e são definidas da seguinte maneira:

  • Planejar: é a primeira etapa, e para realiza-la é preciso saber aonde se quer chegar. É o momento de discutir os planos para fazer com que todos os agentes envolvidos entendam o que se pretende.
  • Organizar: a função organizar tem por intuito fazer com que cada área da empresa trabalhe de maneira correta, com eficiência, e dentro do tempo desejado. É o momento de colocar o que foi planejado em prática.
  • Dirigir: o ato de dirigir está ligado à liderança e à boa comunicação. Esse processo irá fazer com que os recursos humanos não desanimem e não esqueçam o que estão buscando.
  • Controlar: depois de planejar, organizar e dirigir, surge a necessidade de controlar todo o processo executado. O controle é supervisão capaz de detectar erros e acertos dentro do processo, visando trazer de volta aquilo que eventualmente foi desviado do objetivo.

Níveis da Gestão

A gestão conta com três níveis: Institucional, Intermediário e Operacional, também conhecidos como Estratégico, Tático e Operacional. Esses níveis são divididos de acordo com o grau hierárquico exercido dentro da empresa, seguindo as quatro funções da gestão.

O nível estratégico é conduzido pelo administrador e diretor com visão de longo prazo. O nível tático são planos de curto prazo realizados pelos diretores de departamento, e são cumpridos a médio prazo. Já o nível operacional ou supervisão de primeira linha cabe aos chefes de níveis hierárquicos da organização, e ocorrem em curto prazo.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.