O seu Dicionário Jurídico Online

Razão Social

Razão social, também conhecida como nome empresarial, é o nome completo de uma determinada empresa, escolhido pelo proprietário da mesma. Para que a empresa passe a possuir o direito ao nome escolhido, ele deve ser registrado junto ao governo, junta comercial do estado ou cartório.

Em outros posts aqui no dicionário direito falamos sobre pessoa jurídica, sociedade empresária e contrato. Veremos o hoje o significado de razão social e também o que é nome fantasia.

Para que Serve a Razão Social?

A razão social será utilizada em documentos oficiais, notas fiscais, aberturas de contas em banco, entre outros. O nome escolhido precisa ser exclusivo e, por isso, é importante realizar uma pesquisa para verificar se nenhuma empresa já foi registrada com ele.

Exemplos de Razão Social

Em geral, ele é composto por um nome, o ramo da atividade desenvolvida e o tipo de empresa.

  • ABCD Arquitetura Ltda;
  • A & J Advogados Ltda;
  • Juca Construção ME;

Tipos de Razão Social

Esses tipos ou modelos de empresas citados acima podem ser os seguintes:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • LTDA (Sociedade Simples Limitada);
  • Sociedade Simples Pura, S.A (Sociedade Anônima);
  • Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);
  • entre outros.

Para cada tipo de empresa é solicitado um tipo de documentação diferenciada, sendo necessário buscar informações sobre o enquadramento da mesma junto ao órgão responsável antes de realizar o registro.

Nome Fantasia

Além da razão social, é importante que o responsável escolha um nome fantasia, também conhecido como nome comercial ou nome de fachada.

Apesar de não ser obrigatório, ele tem como objetivo divulgar o negócio, devendo ser pensado para ficar na mente das pessoas e para ser utilizado em ações publicitárias. Assim, é indicado que ele seja curto e simples para uma memorização mais imediata.

O nome fantasia não precisa ser parecido com a razão social, e ele só será garantido quando devidamente registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

A diferença entre razão social e nome fantasia é simples, como no seguinte exemplo: a razão social de uma empresa é Empresa de Produtos de Beleza LTDA, mas seu nome fantasia é Beleza Pura.

A sua razão social será utilizada para documentos importantes e oficiais, enquanto seu nome fantasia irá promover uma memorização mais fácil, além de ser mais atrativo para os clientes.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.