Capitalismo
Capitalismo é o sistema econômico baseado no aproveitamento de uma classe social por outra, ou seja, é um sistema que se divide em duas classes: a classe dos donos da produção (conhecidos como elite) e a classe dos trabalhadores. O mesmo vem crescendo e se modificando através das crises e do desenvolvimento global.
Já vimos outros temas aqui no dicionário direito como cidadania e razão social. Hoje veremos o resumo de capitalismo e como ele funciona.
Como Funciona o Capitalismo?
O objetivo do capitalismo é o acúmulo do capital através dos meios conhecidos de produção. Essa produção é caracterizada como a mais-valia, onde o empregado trabalham para conseguir com que a empresa consiga realizar o aumento de capital.
No sistema capitalista os trabalhadores são remunerados por seu desempenho e também pela profissão/cargo que desempenha. Essa diferenciação de remuneração acaba gerando desigualdade social, que desencadeia a divisão entre as classes de trabalhadores e os empresários.
Apesar dos problemas gerados, o capitalismo não deve ser visto necessariamente como um sistema ruim, visto que ele se baseia na meritocracia, onde o trabalhador ou empresa é remunerado por seu desempenho.
Capitalismo Resumo
O capitalismo foi dividido em quatro fases de desenvolvimento onde é possível identificar as grandes mudanças no comércio, sendo elas conhecidas como:
- Capitalismo Comercial: a fase comercial começou no fim do século XV e foi até o século XVIII, no qual ocorreu a expansão marítima comercial. Essa expansão foi caracterizada pelo acúmulo de riquezas na Europa a partir das conquistas de colônias. Nessa fase, todos os produtos eram comercializados, o acúmulo de capital era conseguido através de trocas e ficou, em grande parte, na mão da burguesia.
- Capitalismo Industrial: essa fase ocorreu após a primeira revolução industrial, na qual houve o surgimento das máquinas, gerando um aumento significativo na produção e fazendo com que a lucratividade consequentemente aumentasse.
- Capitalismo Financeiro: foi a época do surgimento da divisão interna dos trabalhos na fábrica. Nessa fase, o capital do banco começa a ser investido na industrialização, fazendo com que a produtividade aumente ainda mais. Foi quando surgiu a concorrência.
- Capitalismo Informacional: na quarta fase, o capitalismo passa por um período informacional global, no qual ocorre o surgimento da internet, onde a informação se expande facilmente.