O seu Dicionário Jurídico Online

Cidadania

A cidadania trata-se de um um conjunto de direitos e deveres concedido aos cidadãos de acordo com o seu país de permanência. Para que uma sociedade funcione, é preciso que todos cumpram seus direitos e seus deveres, sejam eles os membros da população ou órgãos públicos e privados.

Tratamos aqui no dicionário direito também sobre temas como: certidão, cursar direito em portugal e democracia. Aprenderemos agora um pouco sobre o que é Cidadania, deveres e direitos a ela atrelados, sua importância e alguns exemplos.

A definição de cidadania não ocorreu do dia para a noite, e para chegar a ela foi necessário que a sociedade passasse por diversas transformações.

Mas, quem é considerado cidadão? Cidadãos são todas as pessoas que fazem parte de uma determinada sociedade, que possuem o direito políticos, civis e sociais, independente de sua situação financeira, sua nacionalidade, sexo, idade e raça.

Cidadania e os Deveres e Direitos

Os cidadãos possuem diversos direitos perante a lei, sendo que os mais conhecidos deles: liberdade, expressão, moradia, saúde, educação, segurança e transporte.

Fora os direitos mais populares, ainda existem vários outros capazes de proteger e proporcionar uma vida mais digna e agradável, mesmo que muitos não tenham conhecimento sobre eles.

Exemplos de Cidadania

Alguns exemplos de cidadania são: o lazer, a proibição da tortura, possuir informações dos agentes públicos, certos auxílios, etc. Todos podem gozar de seus direitos e cobrar os órgãos responsáveis quando há alguma falha em seu cumprimento.

Além desses direitos, eles também possuem seus deveres, tais como: votar, respeitar às leis, proteger a natureza, proteger os patrimônios públicos, ser fiel à autoridade, entre diversos outros citados na Constituição Federal.

Tipos de Cidadania

A cidadania pode ser dividia em dois tipos, considerado o grau de desigualdade que separa os cidadãos. Os dois tipos de cidadania são a cidadania formal e a cidadania real.

  • Cidadania Formal: a cidadania formal é aquela que está escrita na lei, garantindo que o cidadão possa que lutar pelos seus direitos;
  • Cidadania Real: a cidadania real é aquela que toda a população vivencia em seu cotidiano, podendo ir na contramão da cidadania formal.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.