Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo derivado do latim sustentare que significa favorecer, conservar, apoiar. Refere-se ao processo de manutenção da mudança em um ambiente equilibrado, no qual fatores como a direção dos investimentos, exploração de recursos, mudança institucional, entre outros, aumentam o potencial presente e futuro de atender as necessidades e aspirações humanas.
Mover-se em direção à sustentabilidade também é um desafio social que implica leis internacionais e nacionais, planejamento e transporte urbano, gestão da cadeia de suprimentos, estilos de vida locais e individuais e consumismo ético.
Três Pilares da Sustentabilidade
Os três pilares da sustentabilidade são: ambiental, econômico e social.
Sustentabilidade Ambiental
Na sustentabilidade ambiental, a integridade ecológica é mantida, todos os sistemas ambientais da Terra são mantidos em equilíbrio, enquanto os recursos naturais dentro eles são consumidos por seres humanos a uma taxa em que são capazes de se reabastecer.
Sustentabilidade Econômica
Já na sustentabilidade econômica, as comunidades humanas em todo o mundo são capazes de manter sua independência e ter acesso aos recursos que eles precisam, financeiros e outros, para atender às suas necessidades.
Sistemas econômicos estão intactos e as atividades estão disponíveis para todos, tais como fontes seguras de subsistência.
Sustentabilidade Social
Na sustentabilidade social, direitos humanos universais e necessidades básicas são atingíveis por todas as pessoas, que têm acesso a recursos suficientes para para manter suas famílias e comunidades saudáveis e seguras.
Comunidades saudáveis têm apenas líderes que garantem que direitos pessoais, trabalhistas e culturais sejam respeitados, e todas as pessoas são protegidas da discriminação.
Ações Individuais, Comunitárias e Globais
A sustentabilidade pode ser obtida desde ações individuais até ações globais. Alguns exemplos são:
- Ações individuais: economia de água, evitar o uso de sacolas plásticas, promover a reciclagem, adotar transportes coletivos;
- Ações comunitárias: criação e manutenção de hortas comunitárias e biodigestores;
- Ações globais: preservação da biodiversidade e ecossistemas, controle da urbanização e integração entre campo e cidades menores.
Princípios do Desenvolvimento Sustentável
Em essência, o desenvolvimento sustentável é sobre cinco princípios fundamentais:
- Qualidade de Vida;
- Justiça e Equidade;
- Participação e Parceria;
- Cuidar do nosso Ambiente;
- Respeitar as Restrições Ecológicas.
O reconhecimento de que existem limitações ambientais, pensando no futuro e usando o princípio da precaução trata-se de um dever de todos para termos um mundo melhor e sustentável em nossa geração atual e nas futuras gerações.