O seu Dicionário Jurídico Online

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo derivado do latim sustentare que significa favorecer, conservar, apoiar. Refere-se ao processo de manutenção da mudança em um ambiente equilibrado, no qual fatores como a direção dos investimentos, exploração de recursos, mudança institucional, entre outros, aumentam o potencial presente e futuro de atender as necessidades e aspirações humanas.

Mover-se em direção à sustentabilidade também é um desafio social que implica leis internacionais e nacionais, planejamento e transporte urbano, gestão da cadeia de suprimentos, estilos de vida locais e individuais e consumismo ético.

Três Pilares da Sustentabilidade

Os três pilares da sustentabilidade são: ambiental, econômico e social.

Sustentabilidade Ambiental

Na sustentabilidade ambiental, a integridade ecológica é mantida, todos os sistemas ambientais da Terra são mantidos em equilíbrio, enquanto os recursos naturais dentro eles são consumidos por seres humanos a uma taxa em que são capazes de se reabastecer.

Sustentabilidade Econômica

Já na sustentabilidade econômica, as comunidades humanas em todo o mundo são capazes de manter sua independência e ter acesso aos recursos que eles precisam, financeiros e outros, para atender às suas necessidades.

Sistemas econômicos estão intactos e as atividades estão disponíveis para todos, tais como fontes seguras de subsistência.

Sustentabilidade Social

Na sustentabilidade social, direitos humanos universais e necessidades básicas são atingíveis por todas as pessoas, que têm acesso a recursos suficientes para para manter suas famílias e comunidades saudáveis e seguras.

Comunidades saudáveis têm apenas líderes que garantem que direitos pessoais, trabalhistas e culturais sejam respeitados, e todas as pessoas são protegidas da discriminação.

Ações Individuais, Comunitárias e Globais

A sustentabilidade pode ser obtida desde ações individuais até ações globais. Alguns exemplos são:

  • Ações individuais: economia de água, evitar o uso de sacolas plásticas, promover a reciclagem, adotar transportes coletivos;
  • Ações comunitárias: criação e manutenção de hortas comunitárias e biodigestores;
  • Ações globais: preservação da biodiversidade e ecossistemas, controle da urbanização e integração entre campo e cidades menores.

Princípios do Desenvolvimento Sustentável

Em essência, o desenvolvimento sustentável é sobre cinco princípios fundamentais:

  1. Qualidade de Vida;
  2. Justiça e Equidade;
  3. Participação e Parceria;
  4. Cuidar do nosso Ambiente;
  5. Respeitar as Restrições Ecológicas.

O reconhecimento de que existem limitações ambientais, pensando no futuro e usando o princípio da precaução trata-se de um dever de todos para termos um mundo melhor e sustentável em nossa geração atual e nas futuras gerações.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.