O que é Advocacia? Para que ela Serve?
A advocacia é uma das funções essenciais à justiça, a qual trabalha visando o cumprimento da ordem jurídica, a fim de garantir direitos e também intermediando conflitos entre particulares, Estado, ou entre ambos.
Depois de tratarmos aqui no dicionário direito sobre temas como advogado, oab e processo judicial. Veremos agora o que é e para que serve a advocacia no ordenamento jurídico brasileiro.
O advogado é responsável por prestar serviços como assessoria jurídica, no que tange ações judiciais, acompanhamento de processos administrativos, civis e criminais, por ela realizados.
Conceito de Advocacia
O conceito de advocacia não pode ser resumido meramente na “profissão do advogado” ou no “exercício da profissão jurídica”, vai além, trata-se de atos cotidianos, praticados em prol dos direito e das garantias fundamentais e defesa da justiça.
A advocacia exerce importante papel como influenciadora da sociedade como um todo, vigiando e garantindo que a justiça seja devidamente cumprida, com base nas leis que regem o Estado, tendo como fonte maior a constituição federal.
A conceituação científica da palavra origina-se da formação da doutrina jurídica, garantindo ética e imparcialidade e, como consequência, elevando os valores da democracia o a preservação a ordem jurídica.
Para que serve a Advocacia?
A advocacia serve para resolver conflitos de interesses públicos (através da Advocacia Pública) ou privados (em defesa dos direitos do particular). A figura do advogado é indispensável em casos como:
- Assessoramento e também consultoria de pareceres jurídicos;
- Representação em ações jurídicas sendo elas individuais ou coletivas de temas diversos;
- Representação em ações de controle concentrado e de constitucionalidade
- Entre outras.
Nesse sentido, há que se notar que o exercício da profissão do advogado, seja ele público ou privado, é indispensável para o exercício da ordem pública e da garantia dos direitos do cidadão e da existência do Estado.