O seu Dicionário Jurídico Online

O que são Contratante e Contratado? Conceito e Diferenças

O contratante e o contratado representam ambas as partes em uma relação de trabalho. O primeiro, trata-se do tomador do serviço, enquanto o segundo é quem está sendo contratado, quem irá efetuar o trabalho ou serviço para o qual foi requerido.

Tratamos aqui no dicionário direito sobre outros temas como currículo, atestado, e aviso prévio. Hoje veremos o o que são contratante e contratado, seu significado e a função de cada um.

Diferenças entre Contratante e Contratado

Para que esse processo seja realizado, é imprescindível a existência de um contratante. O contratante nada mais é do que a pessoa responsável por contratar o sujeito qualificado que a empresa busca. É o contratante quem realiza todo o processo seletivo, desde a publicação da vaga, até a realização do contrato.

Já o contratado é um indivíduo que presta serviço para a empresa, seja como funcionário externo ou interno, freelance, consultor, agência ou apenas um prestador de serviço.

Necessidade de Contratação

Grande parte das empresas é dividida em setores, e para que esses setores funcionem e façam com que a empresa tenha lucro, é preciso realizar a contratação de indivíduos qualificados para fazer parte do quadro de sua equipe.

Essas pessoas não são escolhidas aleatoriamente, pelo contrário, é preciso haver um processo seletivo para selecionar a mais adequada ao cargo. Essa seleção pode ser feita através de diálogos, testes e dinâmicas.

Dicas para ser Contratado

Para conseguir ser contratado pela empresa é importante se mostrar um bom profissional, e para auxiliar o candidato nessa missão, foram selecionadas algumas dicas abaixo:

  1. Qualificação: devido ao grande número de pessoas desempregadas, as empresas ficaram mais exigentes na hora de escolher o seu profissional. Para conseguir se destacar perante os outros candidatos é necessário possuir algo a mais. A qualificação é considerada um diferencial pelos contratantes.
  2. Proatividade: nenhum gerente gosta de ficar mandando o seu funcionário fazer uma tarefa que seja a sua obrigação. Um bom funcionário não fica de braços cruzados esperando que o problema seja resolvido, ele mesmo resolve.
  3. Responsabilidade: quando se fala em responsabilidade, as pessoas acham que estão falando apenas de chegar e sair no horário combinado, mas não é bem assim. A responsabilidade também se refere às atividades desenvolvidas da empresa, ao sigilo de informações e ao tempo de entrega do serviço solicitado.
  4. Postura: é preciso passar uma postura de profissionalismo quando se está em um ambiente de trabalho. A vestimenta, por exemplo, pode interferir em sua contratação caso a empresa seja mais formal. Nesse caso, evite ir a uma entrevista com roupas curtas, decotadas, rasgadas, transparentes, pois isso pode não passar confiança ao contratante.

O mais importante para o futuro contratado é ser ele mesmo e não mentir momento algum. A honestidade é essencial para convencer o contratante que o candidato é pessoa que ele procura para ocupar a vaga.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.